O lote inicial de 600 pacotes de cards digitais em NFT ofertados na Digital Garage foram vendidos em menos de 7 horas. A Digital Garage (www.digitalgaragevw.com), um ambiente desenvolvido para armazenar, trocar e comercializar cards digitais colecionáveis, estreou com duas coleções: GT Collection e Pen&Paper. Somando as duas coleções, a Volkswagen lançou mais de 60 cards digitais representando modelos consagrados e ícones da marca. E vem mais por aí: com o sucesso da plataforma, a Volkswagen decidiu antecipar a próxima coleção que terá o tema “Blackout” e entrará no ar na próxima semana.
“O sucesso de vendas mostra que estamos no caminho certo, oferecendo tecnologias e produtos que o cliente deseja. Optamos por criar inicialmente uma plataforma exclusiva da Volkswagen e não utilizar as que já estão disponíveis no mercado, justamente para democratizar a tecnologia dos NFTs”, afirma Fabio Rabelo, head de Digitalização e Novos Modelos de Negócio da Volkswagen América Latina.
A Volkswagen é a primeira marca de veículos a colocar no mercado uma coleção de cards digitais, utilizando a tecnologia dos NFTs e tudo o que ela proporciona. NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Trata-se da combinação de um item qualquer (imagem, vídeo, música, ou mesmo ou objeto) com um “smart contract” registrado em blockchain, o que garante sua autenticidade e torna esse item único e, por isso, não-fungível.
O registro em blockchain é um histórico sobre aquele arquivo digital, ou seja, uma base de dados com a tecnologia de registro compartilhado e imutável. Nele constam informações como quem criou, registrou, comprou e já teve (ou tem) um determinado NFT ao longo do tempo. Essas características permitem a criação de itens digitais únicos: mesmo que uma imagem possa ser reproduzida indefinidamente, quem possui o NFT é seu proprietário de fato.
A estratégia Volkswagen com a NFT
A Digital Garage entra no ar com sua evolução já programada. Neste primeiro momento, serão oferecidos cards 100% digitais na plataforma. Posteriormente, em futuras coleções, experiências e itens físicos poderão ser associados às NFTs da marca.
Outra etapa importante será o início dos leilões, onde o time de design irá desenvolver um item exclusivamente para a ocasião. E só haverá aquele no mundo. A cada leilão, uma peça especial e diferente será criada.
A terceira fase é o início do Market Place na plataforma. Com isso será possível revender os cards (atuais ou de coleções encerradas), doar ou presentear outras pessoas dentro da plataforma.
Como funciona
A usabilidade da Digital Garage foi pensada para ser a mais amigável e intuitiva possível. Para ter seu espaço na garagem basta fazer um cadastro, escolher o item a ser adquirido e pagar da forma que for mais conveniente.
Com o pack adquirido, o usuário passa a ter aqueles cards associados à sua garagem. Algo semelhante ao criar uma playlist nas plataformas de stream, por exemplo. Assim, aquele espaço pode ser visitado por outros usuários, iniciando a interação entre os fãs da marca.
Em tempo: a Volkswagen optou por utilizar uma solução de NFT com baixa emissão de carbono, que é neutralizado por meio da compra de créditos de carbono.
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