Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Há 100 anos, André Citroën criou o primeiro carro do mundo pensado para as mulheres: o 5CV
Mercado
Publicado em 09/03/2022

Apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1922, há exatos 100 anos, a Citroën lançou no mercado o seu "petit citron", o Citroën 5 CV. Ele se tornou o primeiro automóvel concebido para as mulheres, criado pelo próprio fundador da marca, André Citroën, quem o mundo considerava um grande visionário, pelas várias inovações realizadas.
Os carros criados até então não tinham direção hidráulica ou servo freio, eram pesados e seus motores exigiam que o motorista estivesse atento para regular manualmente diversos pontos, como a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível. Isso significava que os carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. E naquela época os motoristas profissionais eram todos homens.
André Citroën sempre pensou em dar um passo além e enquanto outras marcas criavam carros caros e exclusivos para homens, ele criava carros para outros públicos: mais acessíveis e mais versáteis para jovens e mulheres que até então nunca tiveram a possibilidade de ter o seu próprio carro.
Inovadora também na comunicação, a campanha publicitária do Citroën 5CV deu às mulheres um enorme destaque, mais até do que ao próprio carro. Seu objetivo era que elas se sentissem à vontade para dirigir e incentivadas a ter o modelo.
O Citroën 5CV foi o primeiro carro popular produzido em grande escala na Europa e foi apresentado em cores muito vivas e alegres. Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto. Essa cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como "Petit Citron" ("Pequeno Limão” em português, também brincando com o nome da marca).
Era um carro muito leve com um motor de 4 cilindros. Sua manutenção era muito simples, sua leveza e seus pneus estreitos tornavam muito mais suave sua condução e não era difícil usar os freios sem ter que ter pernas de atleta. Logo, o “Petit Citron” se tornou um sucesso entre o público feminino e uma pequena revolução social na época.
A Citroën sempre foi uma marca humana, que respeita as diferenças e trabalha pela igualdade. Na América do Sul, a marca está sob a responsabilidade de Vanessa Castanho desde maio do ano passado. Com uma grande atuação em temas e discussões sobre igualdade, Vanessa Castanho é a sponsor do grupo de gênero do núcleo de D&I (Diversidade & Inclusão) da Stellantis na América do Sul.

Fotos: Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!