Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Ferrari celebra aumenta de vendas em 2021 e prevê mais crescimento este ano
Mercado
Publicado em 22/02/2022

“Os resultados financeiros recordes de 2021 demonstram mais uma vez a força de nosso modelo de negócios. Gerenciamos uma impressionante quantidade de pedidos em linha com a nossa estratégia de buscar um crescimento controlado e preservar a exclusividade de nossa marca”, comentou Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. “Registramos crescimento de dois dígitos em todos os principais indicadores financeiros, superando nossas expectativas, e uma margem EBITDA ainda mais expressiva em um nível recorde de 35,9%. Com base nisso, estamos ansiosos por aproveitar as oportunidades à frente e felizes por compartilhar nossos planos futuros em 16 de junho em Maranello durante o nosso Dia de Mercado de Capitais”, conclui.
O ano de 2021 para a Ferrari fechou com 11.155 unidades entregues, aumento de 22,3% ou 2.036 unidades a mais sobre o ano anterior.
Vendas de modelos V8 cresceram 34,6%, enquanto os veículos com motor V12 tiveram queda de 16,1%, devido principalmente ao volume reduzido do modelo 812 Superfast, que saiu de linha durante o ano. Com isso, as entregas do ano foram impulsionadas pela família V8, assim como a Ferrari Roma e a SF90 Stradale, que atingiu distribuição global. Ao longo do ano, a Ferrari Portofino M e a SF90 Spider foram lançadas. As entregas dos modelos Ferrari Monza SP1 e SP2 foram maiores do que em 2020, em linha com o plano original e chegando ao fim da produção.
Todas as regiões geográficas tiveram crescimento de dois dígitos, incluindo EMEA*, com aumento de 14%; Américas, que registrou 21,8% de crescimento; parte da APAC** com 27,2% a mais e China continental, Hong Kong e Taiwan praticamente dobrando (+97%) as vendas em comparação com 2020.
 
Receita líquida
A receita líquida em 2021 atingiu 4,27 bilhões de euros, um aumento de 26%. A receita com automóveis e peças de reposição foram de 3,57 bilhões de euros, graças ao maior volume de produtos, além de maior variedade no mix e  dacontribuição positiva nas personalizações. O aumento na receita de motores, 189 milhões de euros (25,7% maior), é atribuído a maiores remessas à Maserati e ao aluguel de motores para outras escuderias da Fórmula 1.
*EMEA inclui: Itália, Reino Unido, Alemanha, Suíça, França, Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Líbano, Qatar, Omã e Kuwait), África e outros mercados europeus não identificados separadamente; Américas inclui: Estados Unidos, Canadá, México, Caribe e Américas do Sul e Central; Parte da AMAC inclui Japão, Austrália, Singapura, Indonésia, Coreia do Sul, Tailândia, Índia e Malásia.
 
EBITDA e EBIT
O EBITDA de 2021 foi de 1,5 bilhão de euros, aumento de 34% em relação ao ano anterior e com uma margem EBITDA de 35,9%. O EBIT de 2021 foi de 1 bilhão de euros, aumento de 50% em relação ao ano anterior e com uma margem EBIT de 25,2%. O volume foi positivo (220 milhões de euros), refletindo o aumento dos embarques em relação ao ano anterior.
O desempenho positivo do mix/variação de preço (212 milhões de euros) foi impulsionado pelo mix de produtos mais rico graças à família SF90 e às Ferrari Monza SP1 e SP2, além de personalizações. Isso foi parcialmente compensado pelas chegadas das Ferrari Roma e Portofino M e pela redução da contribuição da 812 Superfast. O mix de produtos foi impulsionado ainda mais por nossa decisão de abraçar as oportunidades comerciais em certos modelos, em linha com a evolução do recebimento de pedidos, e também nos beneficiando das entregas da SF90 Stradale.
Custos industriais e gastos com pesquisa e desenvolvimento aumentaram (65 milhões de euros) devido principalmente à alta depreciacão e amortizacão de ativos permanentes, atividades de inovação de produtos e gastos da Fórmula 1.
Os encargos financeiros líquidos do ano foram de 33 milhões de euros, abaixo dos 49 milhões de euros do ano anterior, refletindo principalmente menores perdas cambiais líquidas, incluindo custos de cobertura.
A alíquota do ano foi de 20,1%, refletindo a atual estimativa do benefício atribuível à Caixa de Patentes, à Provisão para Patrimônio Líquido (ACE), deduções para despesas elegíveis de pesquisa e desenvolvimento, hiper e super depreciação de máquinas e equipamento.
Como resultado, o lucro líquido ajustado do período foi de 833 milhões de euros, um aumento de 56% em relação ao ano anterior.
 
O ano de 2022
O guia para este ano, sujeito a condições de negociação não afetadas pelas restrições da pandemia de Covid-19 e com base nas seguintes premissas:
• Aproveitar cuidadosamente a forte demanda;
• Mix de produtos mais rico sendo mais do que compensado pelo impacto negativo da eliminação gradual das Ferrari Monza SP1 e SP2;
• Ferrari Daytona SP3 e Ferrari Purosangue iniciarão a produção em 2022 com entregas a partir de 2023;
• Receitas da Fórmula 1 refletindo patrocínios mais diversificados;
• Aumento da depreciação e amortização em linha com o início da produção de novos modelos;
• Geração de fluxo de caixa livre industrial sustentada pela arrecadação de adiantamentos Daytona SP3;
• Dispêndios de capital disciplinados para alimentar o desenvolvimento de longo prazo.
 
Destaques de 2021- Ferrari e Richard Mille assinam contrato de parceria
Em 22 de fevereiro de 2021 foi anunciado que a Ferrari e Richard Mille assinaram um acordo de parceria, que fará com que a marca Haute Horlogerie se torne patrocinadora e licenciada da Ferrari.
 
Programa de recompra de ações retomado
Em 11 de março de 2021, a Ferrari comunicou sua intenção de reiniciar seu programa plurianual de recompra de ações anunciado em 28 de dezembro de 2018 com uma quarta parcela de até 150 milhões de euros a partir de 12 de março de 2021 e terminar até 30 de setembro de 2021, dos quais até 120 milhões de euros a serem executados no mercado MTA, agora denominado Euronext Milan, ao abrigo de um acordo de recompra não discricionário de ações com uma instituição financeira primária e até 30 milhões de euros a serem executados na NYSE sob mandato adicional com uma instituição financeira primária.
 
Distribuição de dividendos
Em 15 de abril de 2021, a Assembleia Geral Anual de Acionistas da Ferrari aprovou um dividendo em dinheiro de 0,867 euros por ação ordinária em circulação, totalizando aproximadamente 160 milhões de euros, pago em 5 de maio de 2021.
 
812 Competizione e 812 Competizione A: duas interpretações da alma de corrida da Ferrari
Em 5 de maio de 2021, a Ferrari apresentou a 812 Competizione, uma nova edição limitada derivada da 812 Superfast, e a 812 Competizione A, uma versão Targa-top também limitada, e uma homenagem aos modelos conversíveis da Ferrari. Esta dupla é dedicada a um grupo muito exclusivo de colecionadores e entusiastas da mais nobre das tradições da Ferrari, que se concentra no compromisso intrínseco ao máximo desempenho.
 
Ferrari nomeia Benedetto Vigna como CEO
Em 9 de junho de 2021, a Ferrari anunciou a nomeação de Benedetto Vigna como seu CEO. Vigna ingressou na Ferrari em 1º de setembro vindo da STMicroelectronics (“ST”), onde foi Presidente do Grupo Analógico, MEMS (Sistemas Microeletromecânicos) e Sensores, o maior e mais lucrativo negócio operacional da ST em 2020. Ele também foi membro da Comissão Executiva do Grupo ST. Em seu papel como CEO, a prioridade de Vigna é garantir que a Ferrari continue a construir sua posição de liderança como criadora dos carros mais bonitos e tecnicamente avançados do mundo. Seu conhecimento único, adquirido ao longo de 26 anos trabalhando no coração da indústria de semicondutores que está transformando rapidamente o setor automotivo, acelerará a capacidade da Ferrari de ser pioneira na aplicação de tecnologias de próxima geração.
 
Novas atividades de diversificação de marca
Em 13 de junho, a Ferrari lançou sua primeira coleção de luxo, desenhada por Rocco Iannone, com um desfile que aconteceu em meio às linhas de montagem da fábrica em Maranello. No dia seguinte foi inaugurada a primeira das novas lojas flagship em Maranello e, posteriormente, em Milão e Los Angeles. Nos arredores da loja e da fábrica, também foi inaugurado o novo Restaurante Cavallino, depois da sua transformação numa moderna trattoria modena agora sob a direção de Massimo Bottura.
 
296 GTB, definindo o conceito de diversão ao dirigir
Em 24 de junho, a Ferrari apresentou o 296 GTB, o primeiro híbrido V6 e a mais recente evolução da berlinetta de dois lugares com motor traseiro de Maranello, durante um evento online transmitido nas mídias sociais e canais web da Ferrari. O 296 GTB redefine todo o conceito de diversão ao volante, garantindo emoções puras não apenas ao levar o carro ao limite, mas também nas situações de condução do dia-a-dia.
Ferrari alcança o mais alto nível de certificação do Programa de Acreditação Ambiental da FIA - Em 30 de junho de 2021, a Ferrari anunciou ter recebido as três estrelas do Programa de Acreditação Ambiental da FIA. Esse programa é baseado nas melhores práticas existentes em sustentabilidade ambiental, principalmente a ISO 14001. A Ferrari, que já havia recebido a certificação em 2001, com renovação em 2016 para cumprir a mais recente certificação ISO 14001:2015, continuou a avançar para alcançar o nível de três estrelas, o mais alto nível de acreditação.
Ferrari S.p.A. demonstra novamente que é uma empresa que valoriza a equidade salarial. Certificação confirmada também na América do Norte - Em 12 de julho de 2021, a Ferrari S.p.A. confirmou a Certificação Igualdade Salarial alcançada há um ano, que foi apenas o início de um processo de longo prazo envolvendo todas as etapas de gestão e desenvolvimento de suas pessoas, não um resultado apenas a ser preservado, mas um compromisso que exige renovação permanente. A Ferrari North America também confirmou recentemente a certificação Equal-Salary, um sinal de mudança em andamento e destinada a continuar.
Ferrari N.V. aloca 150 milhões de euros em títulos com investidores privados dos EUA, com vencimento em 2032 - Em 29 de julho, a Ferrari N.V. anunciou que concluiu uma colocação privada para certos investidores institucionais dos EUA no valor principal agregado de 150 milhões de euros de notas seniores de 0,91% com vencimento em 2032.
 
Exor, Ferrari e LoveFrom anunciam parceria criativa
Em 27 de setembro de 2021, a Exor N.V. e a Ferrari N.V. anunciaram uma colaboração de longo prazo e de vários anos com o coletivo criativo LoveFrom. A primeira expressão desta nova parceria reunirá o lendário desempenho e excelência da Ferrari com a experiência e criatividade incomparáveis da LoveFrom, que definiram produtos extraordinários que mudam o mundo.
 
Programa plurianual de recompra de ações: conclusão da quarta tranche e anúncio da quinta tranche
Em 4 de outubro, a Ferrari N.V. informou que havia concluído em 30 de setembro de 2021 a Quarta Tranche do programa plurianual de recompra de ações. Na mesma data, a companhia anunciou a continuação de seu programa já divulgado com uma Quinta Tranche de até 150 milhões de euros de 5 de outubro de 2021 até 31 de março de 2022.
 
Ferrari Daytona SP3: o novo ícone inspirado nas lendárias vitórias dos protótipos esportivos de Maranello
Em 20 de novembro, no Circuito de Mugello, durante o Ferrari Finali Mondiali 2021, a Ferrari apresentou o modelo Daytona SP3, uma edição limitada que se junta à série Icona que estreou em 2018 com as Ferrari Monza SP1 e SP2. O Ferrari Daytona SP3 ostenta um V12 naturalmente aspirado, montado no estilo típico de carro de corrida.
 
Scuderia Ferrari e Banco Santander juntos novamente, com um novo acordo plurianual
Em 21 de dezembro de 2021, a Ferrari anunciou que, a partir da temporada 2022, o Banco Santander será um Parceiro Premium da equipe, revivendo uma colaboração de muito sucesso que ocorreu entre os anos de 2010 a 2017.
 
Ferrari e Velas: performance e inovação para uma nova parceria vencedora - Em 27 de dezembro de 2021, a Ferrari anunciou que, a partir da temporada 2022, a Scuderia Ferrari contará com um novo parceiro Premium – Velas Network AG, player global no setor de blockchain e NFT reconhecido pela criação e integração de produtos e serviços digitais de ponta. O acordo plurianual prevê a criação de conteúdo digital exclusivo para os torcedores da Scuderia.
 
Eventos subsequentes
Ferrari projeta uma nova estrutura organizacional para se preparar para o futuro - Em 10 de janeiro de 2022, a Ferrari apresentou uma nova estrutura organizacional, consistente com seus objetivos estratégicos de nutrir a exclusividade da marca, enriquecer a excelência do produto, manter-se fiel ao seu DNA de corrida e focar na conquista da neutralidade de carbono até 2030. A nova estrutura organizacional promoverá ainda mais a inovação, otimizará processos e aumentará a colaboração tanto internamente quanto com parceiros, ampliando a equipe de liderança por meio da promoção de talentos internos e de várias contratações externas estratégicas.
 
Programa de recompra de ações
De acordo com o programa de recompra de ações ordinárias, de 3 de janeiro de 2022 a 31 de janeiro de 2022, a companhia comprou mais 197.511 ações ordinárias por um valor total de 41,8 milhões de euros. Em 31 de janeiro de 2022, a Ferrari mantinha um total de 10.277.614 ações ordinárias. Na mesma data, detinha 4,0% do capital social total emitido, incluindo as ações ordinárias e as ações especiais com direito a voto, líquidas das ações atribuídas de acordo com o plano de incentivo de capital da empresa.

Foto: Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!