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Fiat Pulse traz assistente virtual que interage com cliente e apresenta o carro em realidade aumentada
Mobilidade
Publicado em 11/01/2022

Com resultados surpreendentes, a PEUGEOT foi a marca que mais cresceu em 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, seu crescimento em relação a 2020 foi de 126%, emplacando o maior volume desde 2014. Já o mercado nacional cresceu apenas 1,7% no mesmo período.
Em 2021 foram vendidas 29.531 unidades da marca, que alcançou uma participação de 1,5% do mercado. No ano anterior, essa fatia era 0,7%. O melhor desempenho em vendas veio no último trimestre, quando a marca chegou a atingir 2,0% participação.
Os resultados alcançados estão além das previsões do início do ano. “A performance de vendas da PEUGEOT surpreendeu em um ano difícil para a economia de forma geral, em especial, para o segmento automotivo. Um desempenho extraordinário alcançado, sobretudo, pelos negócios envolvendo o modelo 208, que cresceu 270% na comparação a 2020'', explicou André Montalvão, Head Comercial da Marca.
Inovador em todos os sentidos, o primeiro SUV desenvolvido e produzido pela Fiat no Brasil pode se “materializar” na garagem de sua casa. Por meio da tecnologia de realidade aumentada, o cliente interage com o Pulse pelo assistente virtual do WhatsApp. Basta clicar no botão Ver Carro e apontar a câmera do celular para o espaço físico no qual gostaria de ver o veículo estacionado e pronto. Com uma experiência super interativa, o usuário também encontra conteúdo personalizado, informações sobre todas as versões e preços do modelo. Além de todos os detalhes sobre o Pulse, como fotos, vídeos e até figurinhas.
Este é mais um recurso que a Fiat disponibilizou para convidar os usuários a conhecer o SUV de forma leve e descontraída: “Bora conhecer o novo Fiat Pulse?”, pergunta o Bot. O novo modelo, que já nasceu com a marca da interação, oferece uma experiência dinâmica diferente antes mesmo de efetivar a compra.
Na sequência, o assistente virtual mostra em quais atributos o usuário e o veículo se conectam. São cinco perguntas que falam sobre design, preferências e necessidades em um carro para entender o perfil do interessado. Com as respostas, o consumidor tem acesso às informações do que considera mais importante em seu novo veículo para avaliar a compra.
Quem fica até o fim do atendimento pode participar de um quizz premiado com perguntas sobre as curiosidades do Pulse. Aqueles que acertarem todas as questões, ganham descontos na Fiatwear, linha de roupas e acessórios de lifestyle da marca. Não para por aí, o chatbot ainda disponibiliza pacotes de figurinhas para todos que participarem do teste.  

Estratégia
O assistente virtual do Fiat Pulse é inovador no mercado automotivo por se tratar de um Chatbot interativo, com entrega de conteúdo de produto em formato de game (perguntas e respostas), realidade aumentada e uma campanha de notificações ativas.  
A Stellantis está na vanguarda com esse formato de trabalho. “Sabemos que hoje o WhatsApp cobre cerca de 74% da jornada do nosso cliente. Isso começou com os lançamentos online, em 2020, mas se consolidou neste ano. Nossa proposta é simplificar o processo para reter o cliente, e realizá-lo de forma mais interessante e interativa”, diz Alessandra Souza, Head of Experience & Digital Latam da Stellantis.
O desenvolvimento do chatbot ficou por conta de Take Blip, plataforma líder de Comércio Conversacional no Brasil, que entendeu a necessidade da marca e do mercado, para criar algo novo em relação à concorrência.
"Temos a percepção hoje de que a experiência digital quebrou barreiras de concorrência e se tornou fator decisivo na hora da compra para os consumidores. Por isso, o trabalho que realizamos em Take Blip visa proporcionar uma experiência digital completa, estreitando o relacionamento das marcas com os seus clientes e auxiliando toda a jornada de compra", conta Maria Flávia Souza, Diretora de Auto, Health & Others em Take Blip.
Para apresentar o veículo em realidade aumentada, a Fiat contou com a plataforma de AR Commerce da More Than Real, startup brasileira referência global no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada. De acordo com Marcos Trinca, CEO da empresa, esse modelo de interação com os clientes é uma tendência muito forte e certamente irá se consolidar nos próximos anos. "Proporcionar uma visualização tão realista do produto diminui o atrito e otimiza a jornada do cliente, trazendo muito mais segurança na decisão de compra. O resultado só pode ser positivo: maior taxa de conversão”, conclui Trinca.


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