Com metas ousadas e arrojadas, e com o foco voltado para a eletrificação, a Volvo Car Brasil ultrapassou a marca de 7.916 unidades que fora conquistada em 2019, e comemora o melhor ano em emplacamentos da história no país.
“Antes mesmo de fechar o ano, ultrapassamos essa marca que tinha sido um recorde para nós até então. Estamos muito felizes não somente pelos números, mas por ver que a eletrificação tem crescido no Brasil e que estamos no caminho certo”, destaca João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
Em maio deste ano, em mais um passo ousado na indústria automotiva brasileira, a Volvo passou a vender somente veículos híbridos no Brasil, retirando todos os modelos somente à combustão.
Logo na sequência abriu a pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric, o primeiro veículo 100% elétrico da marca. “Sabíamos que teria boa receptividade, mas foi uma grande surpresa vendermos todo o estoque de 300 unidades em apenas 20 dias”, relembra João. O sucesso nas vendas fez com que a matriz disponibilizasse mais um lote de 150 veículos, totalizando 450 veículos elétricos vendidos no Brasil em 2021.
E agora no mês de dezembro, a marca saiu na frente e anunciou que a linha XC40 passa a ser 100% elétrica.
“Somos a primeira marca que teve coragem de fazer um movimento desse porte. Estamos pegando nosso principal produto e transformando em elétrico. Isso demonstra nossa convicção de que a eletrificação é chave para a mobilidade sustentável. Líderes devem agir. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade. Quem vem pra Volvo vai encontrar o futuro agora”, comemora João Oliveira.
Eletrificação é a prioridade
Visando dar mais conforto e segurança para os proprietários dos veículos elétricos, a Volvo Car Brasil fará a instalação de uma grande rede de carregamento rápido em rodovias. A primeira fase, que será implantada no início de 2022, prevê a instalação de 13 corredores, totalizando 3.250 km.
“Temos a ambição de conectar todo o Brasil através de corredores elétricos”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil. “Estamos sendo protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos.”
A primeira fase partirá de São Paulo, ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, litoral norte, entre outras. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.
“Com isso, estamos proporcionando aos proprietários de veículos elétricos viagens intermunicipais, e até interestaduais, com seus veículos”, explica Rafael.
Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos.