(Re)pensar o consumo é (re)pensar as atitudes. A partir deste princípio e com ações ligadas a sustentabilidade, a Stellantis se uniu em parceria com uma iniciativa de economia circular em moda sustentável para lançar a Roda, um projeto que irá utilizar resíduos do setor automotivo do Polo de Goiana (PE), para a criação de novos produtos únicos e diferenciados. Mochilas, bolsas, sandálias, entre muitos outros itens serão produzidos com couro, borrachas, cintos de segurança e até airbags como matérias-primas.
Além disso, o modelo de negócio proporciona também geração de renda para as costureiras da comunidade de Igarassu, cidade vizinha ao Polo. Tudo isso, por meio de uma remuneração justa, no qual 50% do valor do produto vendido é destinado a equipe de produção.
“A Stellantis inova no sentido de sempre estar um passo à frente, inclusive em iniciativas relacionadas à sustentabilidade. O projeto da ‘Roda’ faz parte de um novo olhar, da nossa preocupação com ações sustentáveis, e traz um conceito muito importante e necessário sobre como a economia circular pode ser um modelo de produção bem mais sustentável do que o modo atual. Estamos agregando valor no processo ao ressignificar e transformar resíduos do Polo automotivo de Goiana em matérias-primas para criação de novos produtos. Temos muito orgulho de ser parceiros dessa iniciativa que traz uma reflexão primordial sobre um consumo consciente”, destaca Fabrício Biondo, Diretor da Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul.
O coordenador de Projetos Sociais da Stellantis, Fernando Elias, reforça a importância de programas como esse, dentro e fora da fábrica. “Devemos pensar na sustentabilidade em todas as nossas ações. Quando desenvolvemos projetos na indústria, queremos realmente impactar positivamente nossa comunidade, seja com nossos veículos que são reforçados pelos valores e ações da empresa quanto à sustentabilidade ou nas ações ligadas a projetos de cunho sustentável e de circularidade, como esse projeto em parceria com a Roda, que utilizam nossas matérias primas e chegarão as casas das pessoas de uma outra maneira, completamente ressignificada”, enfatiza.
Com a Roda, os ideais da empresa chegam também através de novos produtos. “Estamos falando de uma inteligência de produção, design de processo circular, de produtos criados para regenerar e evitar danos ambientais. Menos resíduos significa também menos emissão de carbono e utilizar como fonte de matérias-primas o que antes era resíduo reduz em essência a nossa necessidade de exploração de novos recursos naturais”, comenta Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora do Roda.
Designers convidados: Cocriarão e workshop
A parceria entre Roda e Stellantis iniciou com uma oficina colaborativa entre as costureiras e cinco designers: Jailson Marcos, que é sapateiro, Bete Paes, com habilidade de tingimentos naturais e estampas manuais, os designers de moda Rodrigo Evangelista e Mirella Bresani, e Bôsco Santana, mestre artesão em bolsas, que já realiza um trabalho social há vários anos formando pessoas de alta vulnerabilidade no ofício da modelagem e costura. Aliás, ele é reconhecido internacionalmente pelo trabalho primoroso que realiza, inclusive já foi convidado pela Chanel, marca de alta costura, para fazer uma formação na Itália.
Para dar início ao trabalho, um workshop foi realizado com o objetivo de proporcionar um processo de criação, parceria e integração entre ideias. Além de fomentar habilidades e pessoas, identificando o potencial das matérias-primas automotivas para o desenvolvimento de novos objetos a partir de experimentações, o que envolve desde o tingimento ao design do produto e sua produção. No final do processo, foram criadas mais de 50 possibilidades de peças inovadoras. “Em um processo de construção coletivo e colaborativo, dois mais dois geralmente nunca será igual a quatro, porque as habilidades entrelaçadas se potencializam e dão origem a processos e produtos que são verdadeiros hubs de conhecimentos interligados que quando sobrepostos florescem de forma exuberante”, diz Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora da Roda.
Criação da Roda
A Roda é uma empresa criada há um ano, com foco no impacto social. Antes da parceria com a Stellantis, já produzia roupas no mesmo sistema de economia circular com o objetivo de gerar impacto socioambiental. A empresa foi criada com propósito de criar uma via sustentável para moda, hoje uma das maiores indústrias geradoras de impacto ambiental.
“A economia circular é exatamente a resposta que encontramos. Melhor do que comprar uma roupa de algodão orgânico, é utilizar um tecido que já iria virar lixo e transformar com técnicas de upcycling, criando um processo positivo de reciclagem e não demandando a extração de mais recursos naturais. Criamos uma cadeia de circularidade com aquela matéria prima”, conta Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora da Roda.
Responsabilidade socioambiental
A parceria com a Roda faz parte da visão Stellantis de tornar o negócio ainda mais sustentável em todas as suas faces, seja durante a produção dos veículos ou na preocupação com os materiais excedentes. A Jeep já realiza outras ações importantes ligadas à sustentabilidade, responsabilidade social e atitudes de preservação do meio ambiente. Entre os programas realizados, a marca desenvolve o projeto Biodiversidade, em que promove a recuperação da Mata Atlântica, bioma nativo da região de Goiana (PE). Até o momento, já foram plantadas 115 mil mudas e a expectativa é atingir 208 mil mudas até 2024, alcançando 304 hectares de área verde.
Desde o início de sua operação, em 2015, o Polo Automotivo é Aterro Zero e agora dá mais esse passo na rota do desenvolvimento sustentável. Já nasceu também com outras ações importantes de sustentabilidade, responsabilidade social e atitudes de preservação do meio ambiente. Um destaque na indústria é o alto índice de recírculo de água. O Polo possui uma Estação de Tratamento de Efluente responsável por garantir o reuso de mais de 99% da água utilizada na produção. Ainda, entre os programas realizados, desenvolve o Programa de Biodiversidade, em que promove a recuperação da Mata Atlântica, bioma nativo da região onde está situado. Até o momento, já foram plantadas mais de 115 mil mudas e a expectativa é atingir 208 mil mudas até 2024, alcançando 304 hectares de área verde.
Este ano, o Polo se tornou o primeiro complexo industrial multiplantas Carbono Neutro da América Latina.
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