Hoje e amanhã, 2 de dezembro, Goiânia recebe a primeira edição da Feira Aviation XP, evento que vai debater os principais temas que envolvem aviação geral no Centro-Oeste, com a promoção de palestras, mesas redondas, exposição de aeronaves e de serviços prestados por empresas ligadas ao setor.
Organizado pela G2C Events, esse encontro do trade da aviação está sendo realizado no Aeródromo Nacional de Aviação SBNV, Hangar Oton Parts, no Setor Novo Planalto, e reúne um público altamente qualificado, fabricantes, proprietários de aeronaves e demais players do mercado.
Segundo os organizadores, Goiânia foi escolhida para sediar o evento por ser uma das principais referências nacionais em serviços de manutenção de aviação. De acordo com dados da edição de 2021 do Anuário da Aviação Civil, Goiás é o terceiro estado brasileiro em número de bases de manutenção, com 50 no total, três a mais do que foi registrado em 2020, e mais de 30 delas estão em Goiânia. São Paulo lidera o ranking de serviços de manutenção, com 177 bases; seguido do Rio de Janeiro, com 66; e Minas Gerais, que também ocupa o terceiro lugar com 50 bases. Ao todo o Brasil possui 551 bases de manutenção homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em tamanho de frota de aeronaves da chamada aviação geral, que envolve aviões para agroaviação, serviços aeromédicos e táxi-aéreo, Goiás está em quarto lugar, segundo dados da edição de 2021 do Anuário da Aviação Civil. Das 15.675 aeronaves categorizadas para uso da aviação geral, 1.224 estão registradas em solo goiano, que fica atrás apenas de São Paulo (3.911), Mato Grosso (1.466) e Minas Gerais (1.313). O Centro-Oeste brasileiro detém ainda 46% dos aeródromos privados do país e um total de 3.595 aeronaves de variados portes. O setor aéreo no geral também chama atenção por ser um segmento que vive um forte momento de retomada, após um ano e meio de restrições impostas pela pandemia. Dados reunidos na Resenha Mensal do Observatório Nacional de Transporte e Logística da EPL revelam que entre julho e setembro deste ano o setor registrou um salto de 89,4% na movimentação de passageiros.
O Polo Aeronáutico Antares, que já está com suas obras em andamento em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia, já confirmou sua participação na Aviation XP. O empreendimento privado, que abrange uma área total de 209 hectares, será voltado para aviação executiva, manutenção de aeronaves e operações de logística. O projeto é capitaneado pelas empresas goianas Tropical Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações.
Para Rodrigo Neiva, diretor comercial do Antares, a participação na Aviation XP será uma ótima oportunidade para, não só apresentar o polo aeronáutico para o mercado da aviação, mas também para valiosas trocas de ideias e experiências com novos e futuros parceiros de negócios. “É uma grande oportunidade, para que as empresas do setor possam mostrar suas novas tecnologias e trocar experiências. E o Antares vem participar desse evento com o objetivo de apresentar seu projeto, que não é um projeto só para Goiás, mas para todo o Brasil, dada a sua privilegiada localização no centro do País”, avalia Rodrigo.
O diretor comercial do Antares ainda destaca que é de suma importância para a aviação de Goiás, essa oportunidade de reunir num só lugar grandes players da manutenção de aeronaves, da aviação executiva e todos os segmentos que compõem a aviação geral. “O nosso Estado é hoje uma referência nacional em serviços de manutenção de aeronaves, abrigando inúmeras empresas e cuja maioria é certificada internacionalmente”, destaca o executivo.
Polo Aeronáutico
Com suas obras iniciadas em julho deste ano, o Antares Polo Aeronáutico será a maior infraestrutura aeroportuária do Centro-Oeste voltada para a aviação executiva, manutenção e operações logísticas. Com investimento na ordem de 100 milhões de reais, o empreendimento está sendo erguido na Região Metropolitana de Goiânia, na cidade de Aparecida de Goiânia.
Ao todo, a construção do mega empreendimento será dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de conclusão para 2024, quando já será entregue a pista de pouso e decolagem já funcionando, além de área de embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária para os hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e toda a área fechada com portaria monitorada.
Nesta primeira etapa, serão entregues 72 lotes com metragens entre 1.000 m² e 1.500 m², dos quais 30% já estão comercializados. O Antares estará totalmente preparado para receber empresas de táxi-área, de manutenção de aeronaves, centros de formação de pilotos, centros de distribuição e logística e vários outros serviços. Com a possibilidade de áreas maiores de acordo com a necessidade dos operadores, o polo também estará preparado para receber fábricas de motores ou de componentes para grandes aeronaves que quiserem se instalar no país, ou mesmo empresas que já operam no Brasil”, acrescenta Rodrigo.
Principal estrutura a ser construída no Antares Polo Aeronáutico, a pista de pouso e decolagens contará com 1.800 metros de extensão ou cumprimento, por 30 de largura, o que dá um total de 54 mil m². A pista será capaz de receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores, bimotores, até o Gulfstream 650.
Rodrigo Neiva, diretor comercial do Antares, destaca a localização geográfica privilegiada do polo aeronáutico. “Aparecida de Goiânia converge todas as potencialidades que um projeto como esse requer. É altamente industrializada e está no coração do país, a 210 quilômetros do DF [Distrito Federal]. É um polo que está sendo construído próximo a dois aeroportos internacionais, o de Brasília e o de Goiânia. Também teremos acesso fácil com modais de transporte rodoviários e ferroviários. Portanto, será um empreendimento que irá agregar significativamente à economia goiana, e irá consolidar a vocação de Aparecida de Goiânia para ser uma smartcity”, argumenta o executivo.