O último elo da cadeia logística é conhecido como ‘do último quilômetro’, quando é feita a entrega das mercadorias ao destinatário final: depósito, restaurante, escritório ou simplesmente em domicílio. Este tipo de entrega deve contribuir para uma melhor qualidade de vida nas cidades e não prejudicar o meio ambiente.
Furgão 100% elétrico EZ-FLEX: facilitando as entregas urbanas
Para melhor compreender as necessidades e expectativas dos usuários – administrações públicas ou empresas –, em 2019 o Renault Group lançou um projeto-piloto com vários parceiros, como a empresa de correios da França, o grupo de municípios Montpellier Méditerranée Métropole e a Cidade de Montpellier, além da empresa de soluções de entregas elétricas Services Ecusson Vert (SEV), para coletar os retornos sobre as experiências realizadas em campo.
“O projeto-piloto do furgão EZ-FLEX conduzido em parceria com o Renault Group para entregas em um contexto de logística urbana permitiu criar um verdadeiro diálogo entre o governo local, o operador logístico SEV e o comércio local, para cocriar a mobilidade do futuro e fomentar a atratividade do centro da cidade, que tem um papel importante no crescimento da região metropolitana. Este projeto se insere em uma política proativa do nosso município, para promover uma mobilidade disruptiva em 2025”, destacou Michaël Delafosse, prefeito da cidade de Montpellier e Presidente do grupo Montpellier Méditerranée Métropole.
O projeto-piloto é baseado no EZ-FLEX, um furgão 100% elétrico, compacto e ágil, concebido para facilitar o acesso do entregador aos centros urbanos. Ele oferece um diâmetro de giro de 4,5 m, proporcionando uma excelente dirigibilidade nas ruas dos grandes centros.
Os veículos disponibilizados às empresas são equipados com sensores para coletar dados de geolocalização, quilometragem, autonomia, abertura das portas e velocidade, assim como as paradas.
A ergonomia recebeu atenção especial. O acesso ao banco do motorista facilita a entrada e saída do veículo, o que é muito importante para quem faz dezenas de entregas por dia. O manuseio da carga também é otimizado pela altura ergonômica do compartimento de carga e das aberturas que permitem acessar toda a superfície de carga com facilidade. Vários módulos foram testados na parte traseira, para melhor responder às diferentes necessidades dos clientes profissionais.
Criando soluções completas de serviços
Com o final da primeira fase do projeto-piloto que termina no fim do ano, o Renault Group poderá tirar valiosas lições para desenvolver os futuros veículos destinados a entregas urbanas. Os testes-piloto confirmam o interesse pela motorização 100% elétrica, permitindo uma condução mais tranquila e sem estresse, um fator bastante valorizado pelos entregadores e moradores das cidades. Já o diâmetro de giro reduzido favorece a compacidade e dirigibilidade do veículo, que foram bastante elogiadas pelos usuários.
As grandes aberturas sem dobradiças e sem coluna central ao longo do compartimento de carga foram bastante elogiadas, assim como as rodas de diâmetro menor, que facilitam as operações de carga e descarga devido à altura de apenas 0,7 m do solo. Para chegar a esta configuração, foram testadas diferentes alturas do assoalho traseiro, para facilitar o trabalho dos entregadores e melhorar a ergonomia.
Também foram feitos vários testes de configuração da área da cabine. As regulagens do banco do condutor foram repensadas para facilitar a entrada e saída, independentemente do tamanho do condutor. Graças à inclusão da tecnologia keyless durante a fase de testes, os entregadores não precisam colocar os pacotes no chão para abrir ou fechar as portas. A segurança no trânsito recebeu igual atenção e a localização dos retrovisores externos foi revista, contribuindo com a posição verticalizada da coluna do para-brisa e proporcionando melhor visibilidade. Em 15% dos casos, os entregadores costumam sair da cabine pelo lado do passageiro, o que fica mais fácil graças ao assoalho plano e ao banco do passageiro dobrável.
Todas estas trocas de informações com os parceiros do projeto vão alimentar o desenvolvimento do furgão Mobilize Hippo, que será comercializado pela marca para a entrega do último quilômetro.
Outros testes estão em estudo, principalmente em termos de serviços. Nesta segunda fase, a Mobilize poderá definir suas futuras soluções para os clientes profissionais, associando serviços e veículos especialmente adaptados para a entrega do último quilômetro.
“Os testes em campo nos dão uma compreensão das necessidades reais dos clientes. As informações que coletamos junto aos nossos parceiros permitem oferecer soluções perfeitamente adaptadas aos nossos futuros clientes, tanto em termos de veículos como de serviços associados”, indica Jean-Christophe Labarre, diretor de inovação, estratégia de parcerias e serviços de mobilidade na Mobilize.
Os novos desafios da entrega do último quilômetro
O Fórum Econômico Mundial estima que 60% da população mundial vai se concentrar nas cidades em 2030. E os hábitos dos consumidores também estão mudando: o e-commerce deve representar um quinto das vendas a partir de 2023.
O desafio dos próximos anos será consolidar as expectativas dos diferentes stakeholders:
- Clientes / cidadãos: preço, rapidez e flexibilidade das entregas;
- Comércio e empresas: custo da entrega, satisfação do cliente;
- Cidades e municípios: qualidade de vida (redução dos congestionamentos, emissão de CO2 e ruído, planejamento urbano e manutenção da atividade econômica);
- Empresas de entrega e transportadoras: acesso fácil e rápido ao destino (zonas de baixas emissões de poluentes, estacionamentos, etc.), redução de custos, bem-estar dos entregadores.
Furgão EZ-FLEX em números
- Motorização: 100% elétrica
- Comprimento: 3,86 m
- Largura: 1,65 m
- Altura: 1,88 m
- Entre eixos: 2,495 m
- Diâmetro de giro: 4,50 m
- Capacidade de carga: 300 kg, até 3 m3
A Mobilize é a quarta marca do Renault Group. A Mobilize oferece serviços flexíveis com foco em mobilidade, energia e dados, para responder às novas necessidades dos clientes particulares, empresas e administrações púbicas. Construída em torno de ecossistemas abertos, a Mobilize incentiva a transição energética sustentável, de acordo com o objetivo do Renault Group de atingir a neutralidade de carbono em 2040 na Europa, bem como sua ambição de desenvolver o valor da economia circular.