Offline
Publicidade
Publicidade
Pirelli, a primeira empresa de pneus a receber três estrelas da FIA para atividades de motorsport
26/11/2021 09:08 em Ambiente

 

A divisão de motorsports da Pirelli foi premiada com três estrelas pelo órgão regulador do automobilismo mundial, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), como parte de seu Programa de Acreditação Ambiental. Esta é a maior pontuação possível dentro do programa, que foi projetado para demonstrar uma série de medidas que os participantes devem implementar para alcançar as melhores normas ambientais.
A abordagem ambiental da Pirelli permitirá que o grupo atinja a neutralidade de carbono até 2030. As atividades de motorsports também estão se movendo nessa direção, começando pela Fórmula 1™: a principal campanha da empresa. Exemplos dos objetivos próprios de sustentabilidade ambiental da Pirelli, tanto nos negócios quanto na manufatura, incluem a redução das emissões globais de CO2 em 25% até 2025 (em comparação com os níveis de 2015) e o objetivo de comprar 100% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis: uma meta já alcançada para todas as fábricas europeias da Pirelli.
Algumas das medidas que a Pirelli tem empreendido dentro da Fórmula 1™ incluem o aumento do uso de materiais renováveis, a eliminação de plásticos de uso único de suas operações de pista e uma cadeia de suprimentos totalmente gerenciada de acordo com critérios de sustentabilidade ambiental e social. Além disso, a operação de motorsports da Pirelli cumpriu com sucesso várias auditorias rigorosas de sustentabilidade que avaliam tudo, desde as emissões de carbono até o impacto ambiental.
O vice-presidente sênior de Prestige, Motorsport, Sustentabilidade e Mobilidade Futura da Pirelli, Giovanni Tronchetti Provera, comenta: "É uma grande honra para nós alcançar o reconhecimento de três estrelas da FIA, pois o foco na sustentabilidade ambiental é central para a estratégia de desenvolvimento da Pirelli e totalmente incorporado em nosso modelo de negócio do motorsport. Sempre enfatizamos a sustentabilidade no motorsport, trabalhando em estreita colaboração com a FIA e compartilhando plenamente a mesma visão de mobilidade sustentável e esporte."
O presidente da FIA, Jean Todt, diz: "O programa de certificação da FIA é um padrão importante para medir a sustentabilidade em todo o esporte a motor. Parabéns à equipe de motorsports da Pirelli por alcançar o nível necessário para alcançar a classificação de três estrelas, o que reforça seu compromisso com nossos objetivos cruciais e comuns para o meio ambiente."
Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Fórmula 1™, acrescenta: "A Pirelli demonstrou uma clara direção ambiental e compromisso que a levou a se tornar a primeira empresa de pneus a receber esse prêmio no motorsport. A Fórmula 1 é bem conhecida por sua inovação e tecnologia e estamos usando esse patrimônio para garantir que tenhamos um futuro sustentável e soluções que possam fazer a diferença no mundo real. Quero parabenizar a Pirelli por essa conquista muito impressionante e sua contínua dedicação à Fórmula 1."
O compromisso da Pirelli com a criação de valor sustentável, característica da gestão responsável da empresa e de seus desempenhos econômicos, sociais e ambientais, resultou na sua inclusão em alguns dos mais prestigiados índices mundiais de mercado de ações de sustentabilidade. Em 2021, a Pirelli foi confirmada nos Índices Dow Jones World and Europe de Sustentabilidade e Global Compact LEAD das Nações Unidas: a única empresa do setor automotivo e de peças em nível global. Em 2020, a empresa foi reconfirmada como uma das Líderes Globais na luta contra as mudanças climáticas, ganhando um lugar na lista Climate A do CDP. A Pirelli também foi a única empresa do setor de componentes automotivos em todo o mundo a receber a Distinção Gold Class no Anuário Global de Sustentabilidade S&P 2021.
O Programa de Acreditação Ambiental da FIA tem como objetivo ajudar as partes interessadas do esporte a motor e da mobilidade em todo o mundo a medir e melhorar seu desempenho ambiental. Ao introduzir um sistema de gestão ambiental claro e consistente, fornece às partes interessadas uma estrutura de três níveis contra a qual credenciar suas atividades:
1. Uma Estrela – Prática básica: demonstrar desempenho ambiental básico e compromisso de melhorar.
2. Duas Estrelas – Boas práticas: demonstrar bom desempenho ambiental estando próximo de acompanhar roteiros desenvolvidos internacionalmente em direção à gestão ambiental.
3. Três Estrelas – Melhores práticas: demonstrar as melhores práticas e o compromisso de buscar melhorias contínuas através da implementação de um sistema de gestão ambiental.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!