A Toyota Gazoo Racing exibiu detalhes de seu novo veículo para o circuito Dakar 2022, a GR DKR Hilux T1 +. O novo design já saiu do estágio de protótipo, mas continuará a ser desenvolvido e aprimorado nas semanas que antecedem o Rally Dakar, que começa no início de janeiro do próximo ano. Como resultado da busca pela fabricação de veículos cada vez melhores ao longo da experiência do Dakar, o novo carro representa o maior salto tecnológico para o programa Toyota Dakar, desde o seu início, em 2011.
Na versão de produção do turbo bimotor do Land Cruiser 300 V6, a equipe conseguiu trabalhar com o impulsor na forma original. São usados turbos Toyota padrão, bem como um intercooler, com orientação modificada para o carro de corrida, por ser extremamente eficiente.
O veículo também possui um sistema de suspensão que aumentou o curso de 280 mm para 350 mm, permitindo ao motorista aproveitar ao máximo os novos pneus que foram aumentados de 32’’ para 37’’. A largura do pneu também aumentou de 245 mm para 320 mm.
As rodas de alumínio marcarão as laterais do carro, pois fazem parte integrante do desenvolvimento do T1 + – a equipe optou por deixar as rodas no seu acabamento em alumínio natural, pois oferece uma vantagem em termos de radiação de calor.
Internamente, a Hilux manteve o mesmo design do motor central que tem sido usado desde o Dakar 2016, bem como o desenho do cockpit central.
O novo carro apresenta o mais recente design de carroceria, que se alinha com o usado no WEC e no WRC. Assim, a nova Toyota GR DKR Hilux, que também irá competir no 2022 FIA World Rally-Raid Championship, é claramente parte da linha de carros de corrida do campeonato mundial TOYOTA GAZOO Racing. As icônicas letras GR foram adotadas por todas as três equipes do Campeonato Mundial, embora o Dakar Hilux faça parte da família GAZOO Racing por muitos anos. Essas letras também servem para reforçar a ligação entre os carros de corrida da Toyota e os carros de rua.
Especificações técnicas
- Motor - Motor de Produção V35A
- Modelo de origem - Land Cruiser 300
- Tipo de motor - Twin Turbo, gasolina
- Regulagem de controle - Boost limitado pela curva de potência de referência FIA
- Potência - 298 kW
- Torque -660 Nm
- Manutenção do motor - Motec
- Transmissão - Sadev, 6 velocidades, mudança sequencial
- Diferenciais - Deslizamento limitado (dianteiro, central, traseiro)
- Embreagem - Placa Gêmea Cerâmica, 215mm
- Construção - Estrutura tubular
- Distância entre eixos - 3.140 mm
- Comprimento total - 4.810 mm
- Largura média - 2.300 milímetros
- Altura total - 1.890 mm
- Massa total -2.000 kg, mínimo regulamentado pela FIA (peso seco)
- Carroceria - Picape Toyota Hilux Double Cab, Full Compound
- Suspensão dianteira - triângulo duplo, curso de 350 mm
- Suspensão traseira - triângulo duplo, curso de 350 mm
- Rodas - Rodas de corrida de método, 17 polegadas
- Pneus - BF Goodrich, 37 polegadas
- Tanque de combustível - Célula de segurança FT3, 540 litros