Offline
Publicidade
Publicidade
Meritor Brasil investe em manufatura de padrão mundial
22/11/2021 08:48 em Mercado

Diante da demanda crescente por veículos comerciais no mercado brasileiro, a Meritor intensifica investimentos em softwares, processos de manufatura e robotização, com ganhos em produtividade, qualidade, ergonomia e segurança, que contribuem para aumentar a capacidade e ampliar a oferta de seus produtos para clientes da região.
Em oito anos, de 2014 a 2021, foram aplicados US$ 18,6 milhões em modernização, automação e substituição de 42 equipamentos antigos. O projeto de modernização envolveu, ainda, a aquisição de 13 robôs para automatizar dez células de processos de manufatura, dentre as quais solda, usinagem, medições automáticas e manuseio.
"Os investimentos dos últimos anos têm por objetivo introduzir processos de manufatura de classe mundial voltados para a indústria 4.0”, destaca o diretor de Operações da Meritor para América do Sul, Alexandre Marien. “O foco principal é buscar total integração entre manufatura, engenharia de produtos e a produção, com ganhos em produtividade”.
Segundo o executivo, a definição simultânea de produtos e processos favorece a operação como um todo, garantindo um desenvolvimento mais ágil e uma performance produtiva totalmente em conformidade com as necessidades das montadoras.
O diretor de Operações da fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, que atende as principais montadoras instaladas no Brasil, lembra, ainda, que as ações em curso na fábrica de Osasco, SP, se refletem não só em aumento de produtividade e qualidade, mas também em melhorias significativas em segurança.
“Aplicamos recursos expressivos em melhoria das condições de trabalho e na qualificação profissional e isso se reflete na percepção de nossos colaboradores que foi demonstrada com a certificação das melhores empresas para se trabalhar em 2021 BPTW”, reforça o diretor.
A Meritor já investiu em aumento de capacidade de linhas específicas e está se preparando, inclusive, para ampliar ainda mais a produção local, visto haver sinais claros de aceleração da demanda nos segmentos nos quais atua.
Como parte de todo o processo de melhor atender o mercado brasileiro, a Meritor investiu na nacionalização recente de quatro famílias de produto, antes importadas dos Estados Unidos e da Europa – os eixos MS 17x e 18x, o DS 70, MS 150 e MS 160.
“E agora estamos localizando a carcaça do eixo MS 120. Trabalhamos continuamente para oferecer soluções cada vez mais inovadoras para os nossos clientes, o que passa por investimentos de peso em manufatura”, complementa Marien.

Novidades
Dentre as novidades implementadas nos últimos anos, a Meritor destaca investimento feito no ano passado envolvendo a aquisição de uma máquina de precisão em 5 eixos, modelo DMU 50 3ª Geração, que permitiu a modernização do processo de fabricação de matrizes para os forjados de precisão, em uma operação no conceito CAD – CAM.
Com relação aos novos robôs, a Meritor destaca os modelos R-2000i, M20id e M900ib da linha Fanuc, além de um ABB – Flexarc IRBP K300, destinado ao processo de solda longitudinal das meias carcaças, com ganhos de produtividade, qualidade e rastreabilidade para a operação.
Já o robô Fanuc - R-2000i envolveu projetos de 2017 a 2019, num total de três células nos processos de fabricação do par coroa e pinhão. O Fanuc - M20id, por sua vez, destina-se à movimentação de engrenagens satélite e planetárias na célula automatizada com torno, medição e rebarbação. Implementado no ano passado, esse projeto teve recentemente uma segunda célula aprovada, com ganhos de produtividade em torno de 50%.
Por fim, o Fanuc – M900ib é utilizado na movimentação de carcaças em célula automatizada com operação de furação e rosqueamento acopladas, com considerável ganho em ergonomia e segurança desde 2016.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!