Naquela manhã de 24 de setembro, um estranho protótipo circulava pelas ruas de Guyancourt (região Île-de-France), sob o olhar atento dos passantes. Proveniente da Holanda, ele acabava de percorrer milhares de quilômetros pela Europa, dirigindo-se até o Technocentre Renault, localizado naquela cidade. Batizado de Stella Vita e concebido pelo Solar Team, um grupo de 22 estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, o protótipo futurista inspira sérias reflexões em torno do desenvolvimento de novas formas de mobilidade sustentável, já que é alimentado por energia solar, entre outras. E o que poderia ser melhor do que cair na estrada e cruzar a Europa para testar o veículo em condições reais? Para provar que o protótipo é viável, foram percorridos 3.000 km de Eindhoven na Holanda até Tarifa na Espanha, alimentado apenas com energia solar.
Mobilidade elétrica e energia solar: uma combinação ganhadora
Pioneiro em mobilidade elétrica, o Renault Group conta com a marca Mobilize, dedicada principalmente aos serviços de mobilidade compartilhada e descarbonizada. A marca foi criada para responder aos desafios da nossa época e preparar o futuro com foco em todas as energias alternativas, incluindo a energia solar.
O encontro foi rico em propósitos e aprendizados. Durante o percurso, os estudantes por trás do projeto Stella Vita apresentaram seu protótipo a empresas, universidades e instituições. O objetivo é inspirar o maior número de pessoas possível e demonstrar que é possível construir um futuro sustentável por meio da energia solar.
“Eles foram bem-sucedidos no conceito. O Stella Vita é habitável e reúne todas as características de um objeto sobre rodas. Para esses estudantes, esta experiência representa passar suas ideias da teoria ao uso prático”, conta Patrick Lecharpy, diretor de Design na Mobilize.
Os painéis solares do protótipo Stella Vita ficam no teto. Quando o veículo está parado, a superfície total pode chegar a 17,5 m2. Eles permitem que o veículo não dependa dos terminais de recarga para viajar com toda liberdade e sem prejuízo ao meio ambiente. O Stella Vita pode atingir 120 km/h na estrada, graças à sua aerodinâmica e peso leve (1.700 quilos). Já a bateria de íons de lítio com capacidade para 60 kWh oferece uma autonomia de até 600 km com uma carga completa, podendo chegar a 730 km se o sol fizer companhia durante todo o trajeto. Mas são precisos 2 a 3 dias para recarregar totalmente as baterias com os painéis solares, quando o protótipo está parado. É por isso que ele também é equipado com uma tomada, para que possa ser recarregado por meio de um terminal comum, mais rápido que a recarga solar. O recurso também permite que ele seja utilizado independentemente das condições meteorológicas.
Um carro para viver? Temos!
A energia solar acumulada pelos painéis no teto também serve para alimentar os equipamentos deste protótipo no qual é possível viver – de verdade. E a Renault tem uma longa história com os carros para viver. Esse foi um estado de espírito que simbolizou toda uma época, um slogan tão conhecido que ainda inspira a marca hoje em dia. O protótipo Stella Vita se insere nessa visão e vai ainda mais longe, fazendo as vezes de casa sobre rodas. Segundo seus criadores, este protótipo representa o futuro das viagens sustentáveis: uma casa móvel na qual é possível viver e até mesmo trabalhar, viajando graças à energia do sol.
“Durante nossas reflexões, nos demos conta de que tínhamos um excedente de energia dos painéis solares. Por isso, nos perguntamos o que poderia ser feito com ela. A resposta mais evidente seria morar no veículo”, Lowe Blom, engenheiro de Aerodinâmica na Solar Team.
Quando o Stella Vita está estacionado, o teto móvel é erguido, oferecendo mais espaço interno. O veículo também abre suas abas laterais, duplicando o tamanho dos painéis solares. Você deseja assistir TV, cozinhar ou tomar banho? O veículo é equipado com cozinha, cama, sofá, chuveiro e banheiros movidos a energia solar. Um sistema de infotainment permite visualizar o consumo de energia em tempo real e escolher a melhor distribuição.
A inovação do protótipo Stella Vita está alinhada com a visão da Mobilize e sua busca em desenvolver novas soluções de mobilidade ainda mais audaciosas e sustentáveis.
Bastante original, este projeto vai além da energia solar, sendo resultado de um trabalho coletivo. Várias áreas de pesquisa estão representadas entre a equipe de estudantes da Solar Team, como engenharia mecânica e elétrica, ciências da computação e até design industrial.
Esta multidisciplinaridade não passou despercebida por Laurens Van Den Acker, Vice-Presidente Executivo Mundial de Design do Renault Group. Também formado pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, o executivo fez questão de encontrar os jovens criadores.
Do protótipo ao modelo de produção em série: os carros-conceito e show-cars das marcas Renault e Mobilize
Laurens abriu as portas do estúdio de Design no Technocentre para os estudantes, que conheceram os carros-conceito das marcas Renault e Mobilize. Eles aproveitaram para bater um papo sobre o futuro de seu projeto e as dificuldades de passar concretamente do protótipo ao modelo de produção em série.
Os fundadores do projeto Stella Vita receberam dicas valiosas. Por exemplo, eles aprenderam que, ao trabalhar em um protótipo, uma das chaves para o sucesso é ter a menor margem de diferença possível entre o conceito projetado e a realidade do veículo que será comercializado. Eles conheceram o Renault 5 Prototype e perceberam que estavam diante de algo muito semelhante à futura versão de série que será comercializada em 2024. Além disso, eles entenderam como acontece globalmente a transição do conceito à produção em série, com a apresentação do carro-conceito Renault MORPHOZ, que deu início à nova geração de veículos elétricos Renault, e o show-car Mégane eVision, que prefigura de forma mais direta o Novo Mégane E-TECH Electric, que também estava presente. Os estudantes puderam conhecer ainda o conceito TreZor de 2016, uma ilustração bem-sucedida de um protótipo que se tornou realidade concreta, com seu painel em forma de L (“L-Shape”) invertido, que antecipou a tela OpenR presente no Novo Mégane E-TECH Electric.
“Carros-conceito como o TreZor ou o MORPHOZ representam um sonho, o futuro, permitindo também explorar novas soluções. Aprendemos muito com estas experiências”, explica Laurens Van Den Acker, vice-presidente Executivo Mundial de Design no Renault Group.
Patrick Lecharpy, Diretor de Design da Mobilize explicou aos estudantes da equipe Solar Team o lado inovador do processo de criação dos veículos da marca, que são concebidos como um serviço, com uma estratégia criativa que se diferencia de uma marca tradicional. Os designers não começam desenhando um veículo, mas sim pensando nas experiências globais de mobilidade sustentável e nos serviços destinados aos usuários, operadores e cidades.
“Como os veículos atuais não são adaptados à mobilidade compartilhada, temos que conceber veículos diferentes para responder a novos usos e necessidades. Com o passar do tempo, os veículos serão ainda mais conectados, robustos e sustentáveis”, conta Patrick Lecharpy, diretor de Design na Mobilize.
Duo e Bento são dois carros-conceito apresentados pela Mobilize aos estudantes, que representam soluções imaginadas pela marca para favorecer a transição das cidades para soluções de mobilidade sustentável. O Duo é um pequeno veículo elétrico e conectado feito para a mobilidade compartilhada em meio urbano. Ele foi apresentado por meio de recursos de realidade aumentada, para dar uma ideia melhor de todos os serviços que serão oferecidos com ele. Um dos estudantes da equipe Solar Team ficou impressionado com sua capacidade para ser uma verdadeira solução para os desafios associados à mobilidade urbana: “O Mobilize Duo é uma forma excelente de otimizar o tráfego de veículos em meio urbano e sua eficiência energética também é muito superior à de um veículo convencional.”
O futuro é do sol?
Ao final do encontro, ficou uma pergunta que não quer calar. Seremos capazes de dirigir utilizando apenas a luz e o calor do sol? Os estudantes da equipe Solar Team acreditam que o projeto Stella Vita é uma visão da mobilidade solar para 2030. Seu desenvolvimento em grande escala ainda vai exigir profundas revoluções tecnológicas na área de energia solar e baterias. Ele poderá contar com as pesquisas da Mobilize a respeito da alimentação dos veículos elétricos com energias renováveis, como na Smart Island de Porto Santo, em Portugal.
De qualquer forma, com o protótipo Stella Vita, as ambições são tão elevadas como o Sol. Mobilidade e energias renováveis, uma fórmula ganhadora que pode solucionar a complexa equação da transição ecológica pela qual a indústria automotiva está passando.
Texto: Alizée CARN - Brand Management & Communication / Social Content Manage Renault Group
Bastante original, este projeto vai além da energia solar, sendo resultado de um trabalho coletivo. Várias áreas de pesquisa estão representadas entre a equipe de estudantes da Solar Team, como engenharia mecânica e elétrica, ciências da computação e até design industrial.
Esta multidisciplinaridade não passou despercebida por Laurens Van Den Acker, Vice-Presidente Executivo Mundial de Design do Renault Group. Também formado pela Universidade de Tecnologia de Eindhoven, o executivo fez questão de encontrar os jovens criadores.
Do protótipo ao modelo de produção em série: os carros-conceito e show-cars das marcas Renault e Mobilize
Laurens abriu as portas do estúdio de Design no Technocentre para os estudantes, que conheceram os carros-conceito das marcas Renault e Mobilize. Eles aproveitaram para bater um papo sobre o futuro de seu projeto e as dificuldades de passar concretamente do protótipo ao modelo de produção em série.
Os fundadores do projeto Stella Vita receberam dicas valiosas. Por exemplo, eles aprenderam que, ao trabalhar em um protótipo, uma das chaves para o sucesso é ter a menor margem de diferença possível entre o conceito projetado e a realidade do veículo que será comercializado. Eles conheceram o Renault 5 Prototype e perceberam que estavam diante de algo muito semelhante à futura versão de série que será comercializada em 2024. Além disso, eles entenderam como acontece globalmente a transição do conceito à produção em série, com a apresentação do carro-conceito Renault MORPHOZ, que deu início à nova geração de veículos elétricos Renault, e o show-car Mégane eVision, que prefigura de forma mais direta o Novo Mégane E-TECH Electric, que também estava presente. Os estudantes puderam conhecer ainda o conceito TreZor de 2016, uma ilustração bem-sucedida de um protótipo que se tornou realidade concreta, com seu painel em forma de L (“L-Shape”) invertido, que antecipou a tela OpenR presente no Novo Mégane E-TECH Electric.
“Carros-conceito como o TreZor ou o MORPHOZ representam um sonho, o futuro, permitindo também explorar novas soluções. Aprendemos muito com estas experiências”, explica Laurens Van Den Acker, vice-presidente Executivo Mundial de Design no Renault Group.
Patrick Lecharpy, Diretor de Design da Mobilize explicou aos estudantes da equipe Solar Team o lado inovador do processo de criação dos veículos da marca, que são concebidos como um serviço, com uma estratégia criativa que se diferencia de uma marca tradicional. Os designers não começam desenhando um veículo, mas sim pensando nas experiências globais de mobilidade sustentável e nos serviços destinados aos usuários, operadores e cidades.
“Como os veículos atuais não são adaptados à mobilidade compartilhada, temos que conceber veículos diferentes para responder a novos usos e necessidades. Com o passar do tempo, os veículos serão ainda mais conectados, robustos e sustentáveis”, conta Patrick Lecharpy, diretor de Design na Mobilize.
Duo e Bento são dois carros-conceito apresentados pela Mobilize aos estudantes, que representam soluções imaginadas pela marca para favorecer a transição das cidades para soluções de mobilidade sustentável. O Duo é um pequeno veículo elétrico e conectado feito para a mobilidade compartilhada em meio urbano. Ele foi apresentado por meio de recursos de realidade aumentada, para dar uma ideia melhor de todos os serviços que serão oferecidos com ele. Um dos estudantes da equipe Solar Team ficou impressionado com sua capacidade para ser uma verdadeira solução para os desafios associados à mobilidade urbana: “O Mobilize Duo é uma forma excelente de otimizar o tráfego de veículos em meio urbano e sua eficiência energética também é muito superior à de um veículo convencional.”
O futuro é do sol?
Ao final do encontro, ficou uma pergunta que não quer calar. Seremos capazes de dirigir utilizando apenas a luz e o calor do sol? Os estudantes da equipe Solar Team acreditam que o projeto Stella Vita é uma visão da mobilidade solar para 2030. Seu desenvolvimento em grande escala ainda vai exigir profundas revoluções tecnológicas na área de energia solar e baterias. Ele poderá contar com as pesquisas da Mobilize a respeito da alimentação dos veículos elétricos com energias renováveis, como na Smart Island de Porto Santo, em Portugal.
De qualquer forma, com o protótipo Stella Vita, as ambições são tão elevadas como o Sol. Mobilidade e energias renováveis, uma fórmula ganhadora que pode solucionar a complexa equação da transição ecológica pela qual a indústria automotiva está passando.
Texto: Alizée CARN - Brand Management & Communication / Social Content Manage Renault Group
Stella Vita: protótipo de “carro para viver” movido a energia solar serve de inspiração para a Mobilize
Mobilidade
Publicado em 26/10/2021
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