Offline
Publicidade
Publicidade
Mobil Delvac™ e Giovani Darolt dão dicas para a saúde dos caminhoneiros
20/10/2021 09:37 em Mobilidade

Os caminhoneiros são profissionais que têm uma rotina intensa de trabalho e estão praticamente o tempo todo na estrada. Por isso, nem sempre é fácil manter uma vida saudável. Pensando nesse desafio enfrentado pelos profissionais da estrada, a marca Mobil DelvacTM, que é referência em produtos de alta performance e tecnologia, convidou o caminhoneiro e influenciador Giovani Darolt para dar algumas dicas importantes que podem ajudar a manter uma rotina mais saudável.
Um estudo feito por duas das maiores concessionárias de rodovias do país apontou que, em 2017, 79% dos caminhoneiros estavam com excesso de peso. A mesma pesquisa indicou ainda que 35% dos profissionais tinham colesterol ou glicemia altos. Manter uma rotina saudável, gera bem-estar físico e pode evitar consequências ainda mais sérias na vida desses profissionais. “Vários acidentes de caminhão acontecem por conta de mal súbito. E sabemos que uma rotina mais saudável pode diminuir esse risco”, afirma Giovani, vencedor do 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, em 2010, no qual apresentou um projeto de implantação de academia nos postos de combustível de todo o país.
Alimentação correta e ingestão de muita água, são extremamente importantes “Eu tomo água com limão em jejum e, depois de meia hora, um café com ovos, tapioca, queijo ou cuscuz. Varia muito de acordo com o lugar do país em que estou. Como sempre uma fruta no lanche da manhã. No almoço, procuro fazer refeições leves, com muita salada e carne branca. Raramente como carne vermelha. Faço sempre um lanche de tarde e procuro opções leves para o jantar. Levo sempre algumas frutas e castanhas comigo para comer durante a viagem e bebo muita água. Uma média de dois litros por dia”, conta Giovani, reforçando a importância de não pular as refeições.
Uma das questões mais complicadas é manter uma boa rotina de sono. Por isso, uma dica é que, quando estacionado no pátio do posto, o caminhoneiro procure lugares mais afastados para fugir do barulho de outros automóveis. “Sempre fecho bem as cortinas para deixar mais escuro possível e me programo para que possa dormir, pelo menos, de 7 a 8 horas”, acrescenta Giovani.
Atividade física é também muito importante para manter uma rotina mais saudável. Mas, como conciliar a prática de exercícios à vida corrida dos caminhoneiros? Tentar caminhar no pátio do posto, por exemplo, é uma alternativa para manter o corpo em movimento. Paradas de 3 em 3 horas e aproveitar para alongar também é importante. “Costumo alongar todo dia, pela manhã, ainda deitado. Tento sempre parar mais longe do restaurante e já aproveito para dar uma caminhada rápida durante as paradas. Sempre que posso corro ou caminho. Quando estou em um posto mais afastado das cidades, por exemplo, procuro caminhar nas estradas de terra para fugir do barulho dos automóveis. Quase sempre sou contemplado com um lindo pôr do sol, escuto o barulho dos pássaros, fico observando a lua e as estrelas. É, além de saudável, um relaxante pra alma. Mas também já peguei muita chuva no meio da corrida (risos)”, finaliza Giovani.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!