A Orion Transportes, empresa paulista que atua há mais de 20 anos no setor de fretamento contínuo e eventual, não mede esforços para oferecer aos seus parceiros um transporte cada vez mais moderno e inovador. Por conta disso, está colocando em operação um ônibus de fretamento 100% elétrico, com chassi modelo BYD D9F. Este é o primeiro ônibus rodoviário elétrico para aplicação de fretamento no estado de São Paulo.
O Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, ressalta as vantagens dos ônibus construídos sobre os chassis 100% elétricos. “Os ônibus são mais silenciosos e confortáveis que um modelo semelhante movido à diesel e o seu custo de manutenção é baixíssimo. Dependendo da operação, pode chegar a reduzir os custos operacionais em até 60%. Além disso, o veículo evita a emissão de 164 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.173 árvores, o que traz mais qualidade de vida aos motoristas, passageiros e à população em geral”.
De acordo com Heraldo Augusto Boschetti, Diretor Proprietário da Orion Transportes, a decisão inédita em optar por modelos totalmente sustentáveis e com zero emissões está alinhada às diretrizes da empresa de unir tecnologia e modernidade para oferecer o melhor serviço de mobilidade. “Esta iniciativa se dá em um momento muito importante para nós e acreditamos que também para o mundo. Entendemos que apesar das dificuldades enfrentadas, temos a missão de ir além, para que nossas ações ajudem efetivamente o meio ambiente e que nossas respostas aos desafios do dia a dia, estejam alinhadas às novas e promissoras tecnologias disponíveis”, enfatiza.
Segundo o Gerente de Vendas da BYD, Israel Campos, “A opção da Orion Transportes por modelos elétricos demonstra que a empresa está atenta às demandas do mercado corporativo por veículos mais modernos, não poluentes e confortáveis”.
O chassi BYD D9F se destaca pelo conforto e autonomia.
Chassi para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento em operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. Desenvolvido com suspensão pneumática integral com dois bolsões no eixo dianteiro e quatro bolsões no eixo traseiro, garantindo maior conforto aos passageiros. Motor BYD-2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, que proporcionam 402 cv de potência máxima. Chassi tubular que não necessita alongamento para carrocerias até 13,2 metros. Estrutura constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Freios a disco com sistema ABS e sistema de freio regenerativo que proporciona maior economia e autonomia do veículo. Coluna de direção regulável – permite ajuste de inclinação do volante de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia.