28 de setembro de 2021. Esse é o dia oficial em que a Mercedes-Benz completa 65 anos de Brasil. O primeiro caminhão (L 312, o “Torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos aqui, em 1956, se tornaram grandes marcos para o próprio desenvolvimento do setor automotivo no país. Seis décadas e meia depois, a Empresa confirma sua posição como a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina e um player global do Grupo Daimler, gerando soluções de mobilidade para o transporte de passageiros e de cargas, tanto para o mercado interno, quanto para diversos países para onde exporta os seus produtos.
Na noite desta data histórica, a Empresa realizou uma transmissão online comemorativa prestando homenagem a todos que contribuíram com o brilho da estrela - clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, parceiros e fãs da marca - para a consolidação de uma trajetória emblemática na indústria automotiva brasileira.
O evento reforçou as mensagens de colaboração coletiva para o sucesso da marca seguindo o mote do vídeo comemorativo que circula nas redes sociais da Mercedes-Benz desde 8 de setembro, seguido por outros vídeos alusivos aos 65 anos (assista aqui).
A live conectou todos esses públicos, reunindo também executivos de todas as unidades de negócios: Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil; e Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Da Alemanha, enviaram mensagens de congratulações: Karin Rådström, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, e Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses, que reafirmaram a importância da unidade brasileira e do mercado local para a Companhia.
Também estiveram presentes na homenagem Marcus Breitschwerdt, Head Global Mercedes-Benz Vans, e Matthias Lührs, Head de Automóveis Região Overseas, para celebrar o marco dos 65 anos da Mercedes-Benz no território brasileiro e comemorar sua história de sucesso juntos com todos que fazem a estrela brilhar.
Empresa lança Série Especial Novo Actros “Coração Estradeiro”
Um dos pontos altos da live foi o lançamento da Série Especial Novo Actros “Coração Estradeiro”. São 65 unidades de uma edição exclusiva, que faz alusão a esse marco histórico da Empresa e que serão vendidas somente por meio do Showroom Virtual Star Online.
A Série Especial do caminhão extrapesado Novo Actros, top de linha da marca, ganhou cor da cabina, detalhes de estilo e vários itens sugeridos na pesquisa realizada com os próprios caminhoneiros de vários pontos do Brasil. Isso reafirma, mais uma vez, que “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.
Outro detalhe diferenciado é que os clientes poderão dar seu sobrenome aos caminhões, personalizando seu fiel parceiro de trabalho. Essa iniciativa segue o conceito da promoção “Caminhão com nome e Sobrenome”, realizada recentemente pela Mercedes-Benz para mostrar a relação emocional que milhares de caminhoneiros brasileiros construíram com seus veículos da estrela de três pontas.
“Uma iniciativa como essa é a união perfeita da razão com a emoção. O que pulsa dentro do peito de cada colaborador na Mercedes-Benz é o que também pulsa dentro de cada um dos nossos clientes: um coração estradeiro”, diz Roberto Leoncini. “Esse é o tema do Novo Actros Série Especial 65 anos, que se refere tanto aos caminhoneiros quanto à Mercedes-Benz. Afinal, um coração estradeiro é o que nos une”. Durante o evento online, o executivo também fez uma homenagem a Rede de Concessionários de veículos comerciais Assobens, presente em mais de 180 pontos de Norte a Sul do país.
Uma empresa sintonizada com os pilares ESG
Mais de 100 mil colaboradores já passaram pela Mercedes-Benz do Brasil nesses 65 anos, ajudando a Empresa a se tornar a maior unidade produtiva e o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Daimler fora da Alemanha. Além disso, também se consagrou como Centro Mundial de Competência da Daimler para chassi de ônibus e um player global de desenvolvimento de caminhões.
Assim como o caminhão L7500 que participou da construção de Brasília, cada um dos quase 2 milhões de veículos já vendidos no Brasil faz parte da construção de muitas histórias. Isso está refletido na frota circulante: de cada 10 caminhões que rodam pelas estradas, 4 são Mercedes-Benz. E de cada 10 ônibus, 6 levam a estrela de três pontas.
“Sabemos que as tecnologias avançam e nos levam a novos cenários com a Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, conectividade e tantos recursos que chegam a cada dia para ampliar nossas possibilidades de inovação. Mas, acima de tudo, acreditamos no futuro porque desenvolvemos e confiamos nas pessoas e nas relações que construímos com cada um”, ressalta Karl Deppen. “Relações que nos fazem ampliar o nosso olhar para além dos portões das nossas fábricas e estender o nosso compromisso para o desenvolvimento social e econômico dos mais de 213 milhões de brasileiros. Falo das nossas ações que transformam tantas vidas, como as Unidades Móveis de Saúde, os Ônibus da Vacinação, o projeto Estrelas do Amanhã e tantos outros ao longo dessas mais de seis décadas”.
O executivo cita ainda ações como o Mobile Kids, Programa Na Mão Certa e tantas outras ações sociais, ambientais e de governança que já existem há muito tempo na Mercedes-Benz do Brasil, muito antes do conceito ESG passar a fazer parte da cultura corporativa do Grupo Daimler.
“Temos também um grande compromisso com a promoção da diversidade e inclusão e com o respeito às pessoas. Tudo isso porque sabemos que o ser humano é o mais importante”, conclui Karl Deppen.
Automóveis e vans: pioneirismo e inovação
Pioneirismo, inovação, qualidade, conforto e sucesso em vendas permeiam a marca Mercedes-Benz em toda a sua história pelo mundo, em todos os segmentos. No ano passado, a Interbrand elegeu a Mercedes-Benz como a marca de automóveis de luxo mais valiosa. Em junho deste ano, também foi eleita a mais valiosa da Europa pela Brand Finance, pelo segundo ano consecutivo.
“Esse reconhecimento se deve ao nosso foco em soluções de mobilidade e sustentabilidade para hoje e para o futuro, tanto para o segmento de automóveis quanto para vans. Mas, acima de tudo, a nossa estratégia está focada nas pessoas. São os colaboradores e nossos parceiros da Rede de Concessionários Assobens e Abracam que estão alinhados aos desejos e necessidades dos nossos clientes. São eles os responsáveis por atingirmos grandes marcos em automóveis e vans no Brasil”, enfatiza Jefferson Ferrarez.