A Pirelli equipou o Lamborghini Countach em todas as suas várias formas - do original de 1971 ao novo LPI 800-4, limitado a 112 exemplares - em uma parceria técnica que dura 50 anos. E uma das colaborações mais duradouras no mundo automotivo continua até hoje, com a Pirelli e a Lamborghini ainda em conjunto desenvolvendo tecnologia de ponta que se concentra em desempenho, esportividade e controle.
Pneus Pirelli P Zero e P Zero Corsa equipam o Countach do Século 21
O Lamborghini Countach 2021 é um supercarro híbrido que produz 814 cavalos de potência e atinge uma velocidade máxima de 355 km/h, formando um tributo adequado ao modelo icônico que celebra seu 50º aniversário este ano. A Pirelli equipou o novo carro com pneus P Zero na medida 255/30 R20 na dianteira e 355/25 R21 na traseira, desenvolvidos para melhorar ainda mais o desempenho do veículo, bem como a segurança, o controle e a dirigibilidade. A estrutura e o composto do pneu foram otimizados para alcançar a melhor aderência possível em todas as situações de pilotagem, além de altos níveis de tração e frenagem no molhado e no seco. O Pirelli P Zero nasceu como um pneu de desempenho ultra elevado (UHP, em inglês), que une o know-how do automobilismo da Pirelli com uma colaboração contínua envolvendo os principais fabricantes de automóveis do mundo. Para os motoristas que procuram ainda mais desempenho em pistas de corrida, o P Zero Corsa também está disponível como opção: são pneus que transferem o melhor da tecnologia do automobilismo para uso em rua e pista. Uma banda de rodagem com duplo composto e com um design assimétrico fornecem o equilíbrio correto para atingir altas velocidades na pista, além de gerar a quantidade necessária de aderência e tração. Além disso, o P Zero Corsa oferece grande resistência às altas tensões termodinâmicas criadas pelos carros em que está instalado.
A evolução do Countach, do P7 ao P Zero Corsa
O Lamborghini Countach, nascido para ser um carro revolucionário ainda mais rápido e tecnicamente avançado do que o icônico Miura, tornou-se o carro esporte típico dos anos 1970, bem como o precursor da geração moderna de supercarros de alto desempenho. Naquela época, o pneu mais esportivo da Pirelli era o Cinturato CN12, que equipava o Miura. Este foi o produto que deu origem ao pneu de perfil baixo, o que levou ao nascimento do Pirelli P7, escolhido como equipamento original para o Countach LP 500 em 1971. Dois anos depois chegou o Countach LP 400: com apenas 152 exemplares produzidos até 1977 - esta é a versão mais procurada pelos colecionadores. O LP 400 deu lugar ao LP 400 S, com os novos pneus Pirelli P7 de perfil baixo equipados com um novo design de roda de magnésio. Depois veio o Countach LP 5000 S de 1982 a 1985 e o LP 5000 Quattrovalvole de 1985 a 1988. A edição do 25º aniversário do Countach estreou em 1988 e foi o primeiro Lamborghini a usar pneus Pirelli P Zero: a gama de pneus concebidos para supercarros em todo o mundo, que ainda equipam os carros mais potentes de hoje.
Os pneus para as versões históricas do Lamborghini Countach ainda estão disponíveis hoje como parte do Pirelli Collezione: uma família de pneus dedicada aos carros mais icônicos construídos entre 1950 e 1980, que mantêm a aparência original dos pneus de época combinados com a tecnologia moderna.
Pirelli e Lamborghini: uma parceria de longa data
A colaboração entre a Pirelli e a Lamborghini remonta a 1963: o ano em que Ferruccio Lamborghini pediu à Pirelli para equipar o primeiro carro do construtor recém-criado. Este foi o 350 GTV, lançado como protótipo no Salão Automóvel de Torino no mesmo ano. Foi o primeiro passo de uma colaboração histórica que vive até hoje, destacando alguns dos momentos mais importantes da história automotiva. A versão de produção do GTV recebeu o selo 350 GT e utilizou um pneu da família Cinturato com especificação HS (High Speed): desenvolvido para equipar carros esportivos que já eram capazes de atingir a marca de 240 km/h. A Pirelli então fez pneus sob medida para o Lamborghini LM002 - o Pirelli Scorpion -, o Lamborghini Diablo 1990, graças a um Pirelli P Zero específico, bem como o Murciélago 2001 e o Gallardo 2003, com um P Zero Rosso feito sob medida.
Para celebrar esta colaboração que já dura mais de meio século, a Lamborghini também criou uma versão muito especial do Aventador: o Lamborghini Aventador LP 700-4 Pirelli Edition. A gama Lamborghini continua a expandir-se até aos dias de hoje, com a Pirelli cumprindo a sua missão de criar pneus dedicados para a marca: do Scorpion para o SUV Urus, ao P Zero e P Zero Corsa para os modelos coupé, spyder e roadster.