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Startup utiliza inteligência artificial para revolucionar a contração de frete
Mercado
Publicado em 16/09/2021

A economia brasileira é altamente dependente do transporte rodoviário, sendo atualmente o modal mais utilizado para o deslocamento de diversos produtos. Segundo o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, cerca de 65% do transporte de cargas do Brasil passa por essa malha viária. Estima-se também que mais de 90% das empresas ainda precificam fretes baseados em histórico próprio, sem nenhum tipo de tecnologia, o que é um grande erro quando não se observa o mercado como um todo.  
Com o objetivo de proporcionar mais inteligência a este setor tão importante que pouco inovou nas últimas décadas, a logtech goFlux, lançou o View uma solução integrada a plataforma de contratação que traz inteligência preditiva e permite uma visão futura de patamares de frete do mercado. A solução que já transacionou mais de R$ 3 bilhões de fretes e planeja atingir em 2022 a marca de R$ 7 bilhões, conecta os embarcadores a uma rede de transportadoras e agora aportando muito mais acuracidade na tomada de decisão.
De acordo com Rodrigo Morgado - gerente comercial da goFlux, o diferencial desse produto é seu efeito de rede. “Temos uma base de dados muito rica de informações, análises comparativas e projeções de valores de mercado (tarifas) por meio de uma tecnologia inovadora que utiliza inteligência artificial, big data, e algoritmos de machine learning, tudo isso aliado a experiencia do time da goFlux”, diz.
Utilizando o View, as empresas terão a oportunidade de estar um passo à frente quando falamos de variabilidade de preços de fretes.  “Possibilitamos essa e inteligência para os embarcadores poderem comparar os fretes de suas rotas (com restante do mercado) e trabalhar com a previsibilidade futura - usando fatores externos – que influenciam na formulação dos preços do mercado”, destaca Morgado.

Assertividade nas decisões
Com tecnologia própria, a plataforma também gera aos seus clientes a segurança na tomada de decisões futuras (criação de Forecast). Ou seja, os mesmos podem se respaldar em dados trabalhados em safras passadas (valores transacionados através da base de dados goFlux) e com inteligência preditiva (algoritmos) formulando fretes futuros. “Falando de economia, o cliente pode ser muito mais assertivo nas suas tomadas de decisões, diminuindo erros na criação de forecasts baseados somente em histórico próprio”, finaliza o gerente.

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