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Com as baixas temperaturas em boa parte do país, bateria precisa ter qualidade para não sofrer danos
17/08/2021 08:58 em Manutenção preventiva

Pelo Brasil afora, os termômetros vêm registrando temperaturas baixíssimas. Imagine ficar exposto às condições de frio sem ou com pouca proteção? Assim como o corpo humano, a motocicleta também é impactada. Por isso, alguns cuidados são importantes para garantir que ela esteja em pleno funcionamento quando for utilizada.
Nada é tão essencial neste cenário do que cuidar do coração da moto, a bateria. O primeiro passo é optar pelos modelos que possuam um CCA maior – uma das recomendações dos especialistas. “A cada dia, as motos vêm aumentando suas cilindradas e o motor fica mais pesado, aumentando, também, a necessidade de um CCA maior nas baterias para virar, para dar a ignição inicial adequadamente. Com o frio, há uma tendência de que as baterias percam carga e o motor fique mais pesado”, alerta o customizador de motos e piloto de flat track, Celio Dobrucki.
Dobrucki explica que CCA é a sigla para Cold Cranking Amps, uma palavra inglesa que significa Amperes de Arranque à Frio. Essas três letrinhas têm tudo a ver com a qualidade da bateria, inclusive, se ela não estiver em dia, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) – a partir de 2013 – não a libera para comercialização. O CCA é a quantidade de corrente que uma bateria pode fornecer a uma temperatura de até 18 graus negativos. Na prática, isso quer dizer que quanto mais frio estiver, mais energia é necessária para ligar o motor para iniciá-lo; logo, quanto maior for o CCA, melhor será a condição de força da bateria para a partida em qualquer temperatura. “Com o CCA maior, maior sua vida útil e menos dor de cabeça, principalmente em épocas frias e em motos que não sejam utilizadas diariamente”, confirma Dobrucki.
O piloto de teste do programa Auto Esporte, Leandro Mello, sabe bem que a qualidade da bateria faz toda a diferença no inverno e no caso de motos que passam muito tempo na garagem. Dentro da rotina de trabalho da Motors Company, empresa que ministra aulas de pilotagem, ele coloca suas motos de teste em ação. Mas, em seguida, as máquinas desaceleram e voltam a ficar paradas.
Assim, apostar numa boa bateria faz o cenário mudar, de acordo com Leandro Mello. Ele exemplifica com as peças da Motobatt, empresa que fabrica baterias com o maior CCA do mercado. “Ela é de fácil instalação. Tem quatro polos, uma tecnologia patenteada, sem espaço para gambiarra. É segura, sem juntar outros fios. Ela é livre de manutenção. Esse projeto utiliza melhor o espaço interno, rendendo até 30% a mais de potência. É uma tecnologia muito fácil de ser utilizada”, afirma.
Como um carro que está há muito tempo parado, deixar a motocicleta na mesma condição antecipa problemas. Assim, truques simples também têm grandes resultados. “A bateria precisa estar sempre sendo ativada. Dar partida para a bateria recarregar, com frequência, aumenta muito a vida útil dela. Do contrário, sua vida útil será comprometida”, ressalta Dobrucki.
Para ele, usar o carregador inteligente é uma alternativa interessante que pode ser encontrada em lojas especializadas. “É um carregador pequeno e bastante prático”, orienta o customizador e piloto. A Motobatt oferece o modelo tipo carregador automático. Ele é à prova d’água e custa em média R$ 400.

Orientação da Motobatt para curtir o inverno da Motobatt
Para quem é apaixonado por moto, o tempo lá fora é só um detalhe. Aliás, o inverno, que acaba no dia 22 de setembro, tem suas vantagens. Mais seco e menos ventoso, ele se torna até mais atraente, com paisagens limpas e céu de brigadeiro, um convite para um passeio ou uma aventura. Mas não abuse, piloto! Use um conjunto de segunda pele por baixo das roupas pesadas, meias grossas de cano médio e, nas pernas, mais de uma calça. No corpo, vá com moletom, jaquetas grossas de couro ou cordura. Use luvas, cachecol e viseiras.

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