Um dos maiores medos para qualquer motorista ou motociclista é ficar parado na estrada com um problema no veículo, seja nos pneus, no motor, na parte elétrica ou qualquer outro componente. Sobretudo antes de uma viagem mais longa, é necessário ter certeza de que o carro, ou moto, está com a manutenção em dia.
A seguir, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, traz uma lista de pontos a serem revisados antes de pegar a estrada e curtir a folia de Carnaval, com dicas específicas para carros e motos.
Óleo do motor
Antes de uma viagem longa, é importante verificar o óleo do motor e trocá-lo se estiver no período recomendado, já que o óleo velho ou sujo pode comprometer a lubrificação. Além disso, ter plena confiança no veículo, também vale checar a condição dos demais fluidos do carro, como arrefecimento, direção hidráulica, transmissão e freios, além, é claro, das pastilhas.
Pneus
Também é necessário verificar a situação dos pneus para evitar riscos de estouros ou perda de aderência. Os pneus precisam estar com sulcos em bom estado, sem rachaduras e, claro, devidamente calibrados de acordo com a recomendação do fabricante. Além disso, recomenda-se checar o estepe para que esteja disponível em caso de problema com um dos pneus.
Um kit de reparo rápido pode ser uma solução para que o motorista continue rodando com o veículo até achar uma oficina para realizar a troca do pneu. São soluções rápidas de práticas. É preciso, apenas, entender qual o melhor produto para o seu veículo. Por isso é importante saber se o pneu tem ou não câmara, pois há produtos que funcionam com os dois pneumáticos, mas outros funcionam apenas quando não há câmara.
“Um spray de reparo para pneus é algo realmente interessante, principalmente para quem viaja muito. Temos uma gama de produtos bem interessantes, e específicos para cada tipo de veículo, sejam bicicletas, motos ou carros. São simples de usar e reduz o risco de rodar com o pneu danificado”, explica Rafael Recio, Gerente de Produtos da Motul Brasil.
Motociclistas, atenção!
Para os motociclistas, há uma série de cuidados específicos para garantir que a moto aguentará a viagem sem imprevistos. Entre eles estão verificar a tensão e a lubrificação da corrente, testar os freios, a embreagem e ambas as suspensões para que a moto não se desgaste mais que o necessário, principalmente em estradas em mau estado de conservação.
Cautela, canja de galinha e kit de emergência nunca fizeram mal a ninguém
Por fim, um kit básico de emergência pode fazer a diferença para o motorista ou motociclista se, mesmo tomando todos os cuidados, ainda houver um problema na estrada. Lanterna, ferramentas, água e produtos para pequenos reparos podem minimizar prejuízos e poupar tempo, ainda mais caso o condutor saiba, por exemplo, realizar a troca de um pneu furado ou danificado.
“É extremamente importante que qualquer motorista ou motociclista se atenha aos cuidados do veículo e tenha sempre em mãos kits básicos de emergência e até um kit de reparo rápido de pneu, que ajuda muito quando há pequenos furos. Além, é claro, de muita atenção ao óleo, elemento importante para o funcionamento dos veículos”, finaliza Recio.