Offline
Publicidade
Publicidade
Alpine conquista incrível primeira vitória na Fórmula 1
02/08/2021 11:29 em Mercado

A Alpine F1 Team conquistou a primeira vitória de sua história na Fórmula 1 no Hungaroring, ao final de uma performance excepcional que valeu a Esteban Ocon seu primeiro sucesso na categoria. Fernando Alonso se classificou em quarto, após batalhas travadas com muita raça. Estes resultados permitem que a equipe inicie a pausa de meio de ano assumindo o quinto lugar no Campeonato de Construtores.
Esteban Ocon e Fernando Alonso fizeram uma boa largada em condições meteorológicas úmidas, conseguindo evitar os incidentes da primeira curva. O francês estava em segundo e o espanhol em sétimo, quando uma bandeira vermelha colocou os duelos em pausa durante 15 minutos para retirar os destroços da pista. Como a pista estava começando a secar, pilotos e escuderias tiveram que enfrentar o difícil dilema de colocar pneus slicks ao final da volta de formação. Apenas o carro de Lewis Hamilton se apresentou para o grid com pneus intermediários, tendo Esteban Ocon e Fernando Alonso optado pelos slicks, sendo imitados pelo restante do pelotão.
Os dois carros evitaram qualquer contato na relargada e Esteban assumiu a liderança da corrida, enquanto que Lewis Hamilton parou para colocar slicks. O francês encontrou rapidamente seu ritmo, no encalço da Aston Martin de Sebastian Vettel. O alemão foi chamado ao box uma volta antes de Esteban, que evitou o undercut e manteve a liderança, graças a uma parada perfeitamente realizada pela equipe.
Enquanto seu companheiro de equipe liderava o pelotão, Fernando batalhava pelo pódio com Carlos Sainz e Lewis Hamilton. Com pneus mais frescos, o britânico partiu para um duelo emocionante pela quarta posição com Fernando, cujas manobras protegiam Esteban de um eventual retorno do heptacampeão mundial. O espanhol acabou sendo obrigado a abrir espaço para a Mercedes, na segunda curva.
Apesar da pressão constante do piloto alemão em seu encalço, Esteban apresentou uma performance impecável, mantendo o primeiro lugar até cruzar a bandeira quadriculada. Com isso, Esteban se torna o primeiro francês a vencer com um carro francês e um motor francês, depois de Alain Prost correndo pela Renault no Grande Prêmio da Áustria de 1983. Também foi a primeira vitória da marca Alpine, seis meses apenas após ter entrado para a F1.
Seu companheiro de equipe terminou em quinto – classificando-se em quarto após a corrida –, seu melhor resultado desde que retornou à Fórmula 1, realizando junto com Esteban o melhor resultado da escuderia até hoje.
O CEO da Equipe Alpine, Laurent Rossi disse estar "incrivelmente orgulhoso e feliz com este resultado – pelo Esteban, pela Alpine, pelo Renault Group, pelo Fernando e pelas nossas equipes no Reino Unido e na França, que trabalharam incansavelmente para entregar o primeiro sucesso da Alpine. Todo mundo demonstrou grande resiliência, dedicação e paixão para chegar a este resultado. Foi um trabalho coletivo extraordinário, principalmente com o Fernando e seu lendário espírito combativo. É uma honra subir no pódio com gigantes desta categoria incrivelmente competitiva. Foi uma semana incrível. Começamos com a abertura do nosso novo Centro Alpine na Hungria, comemoramos o aniversário do Fernando e agora terminamos com a dupla vitória francesa! Podemos festejar e nos inspirar nessa conquista para partir em busca de novos sucessos no futuro, na jornada da Alpine.”
O piloto vencedor, Esteban Ocon, que subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez num Grande Prêmio de Fórmula 1 "isso é inacreditável e ainda não caiu a ficha para mim. Que momento! É isso aí, Azuis! Foi uma corrida muito louca, do início ao fim. Tivemos que tomar muitas decisões e a equipe soube fazer escolhas acertadas, sem esquecer o trabalho de cada um durante esta espetacular parada no box, que foi fundamental para continuar à frente do Sebastian Vettel. Foi muito bacana conseguir gerenciar meu ritmo da melhor forma possível e no final deu tudo certo. O Fernando também travou grandes combates. Ele fez um trabalho formidável no final da corrida e teve uma grande participação nessa vitória. É muito legal ter partilhado desses momentos com ele. Eu não tenho como agradecer todo o trabalho e apoio da equipe. Tudo isso culminou no resultado de hoje. Agradeço imensamente a todos em Enstone e Viry. Esta vitória é para vocês também!”
Já o Piloto Fernando Alonso viu a prova como "longa e difícil também, mas lutamos até o fim. A largada foi determinante. Tive um pouco de falta de sorte e perdi algumas posições, o que comprometeu meu resultado, mas outros tiveram menos sorte ainda. Nossa corrida foi um pouco comprometida, mas este quinto lugar é o meu melhor resultado do ano até agora e a vitória da equipe não tem preço! Nossa história se enriquece neste circuito: eu havia conquistado meu primeiro sucesso com a Renault aqui em 2003 e agora é a vez do Esteban com a Alpine, em 2021. Estou tão contente por ele e por todos na escuderia. A sorte nos escapou algumas vezes, mas deu tudo certo hoje e vamos maximizar estas oportunidades. Podemos executar nossas corridas com perfeição se a sorte está do nosso lado. Tivemos altos e baixos, mas podemos nos concentrar no futuro para repetir nossos sucessos anteriores. Esta é uma bela fonte de motivação e podemos fazer esta pausa de meio de ano com um sorriso no rosto.”
Para Marcin Budkowski, Diretor Executivo da escuderia Alpine F1 Team, "o resultado foi incrível com as primeiras vitórias de Esteban e da Alpine F1 Team! O Esteban foi excepcional hoje e dirijo a ele meus parabéns pela primeira vitória dele em Grande Prêmio. Esta corrida foi estressante e nos pareceu incrivelmente longa. Estávamos bem colocados na largada, fizemos as escolhas certas durante a prova e a equipe dos boxes fez duas paradas perfeitas. Só tivemos que nos manter firmes até o final. Sabíamos que o Lewis Hamilton seria uma ameaça nas últimas voltas, mas temos que agradecer ao Fernando por ter lutado com tanta garra para ajudar a proteger a posição do Esteban. Vimos corridas loucas no passado e precisamos estar atentos para aproveitar cada oportunidade que se apresente. Foi exatamente isso o que fizemos hoje. Estou muito orgulhoso desta equipe, do pessoal de pista, mas também de todos em Enstone e em Viry. Esta é a recompensa pelo grande trabalho que eles têm feito nesses últimos anos. Vamos saborear esta vitória, que está servindo para abrir o nosso apetite para partir em busca de muitas outras!”

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!