A transformação digital implantada na logística no Centro de Distribuição e Logística da divisão voltada para o mercado de reposição da ZF em Itu, SP, será tema de palestra durante a 4a edição do RPA – Robotic Summit, que vai abordar como diferentes tecnologias estão trazendo maior produtividade, assertividade e agilidade aos serviços e processos. O evento digital será realizado nos dias 28 e 29 de julho e reunirá profissionais de negócios, tecnologia e gestão, entre outros.
Everton Silva, atual Sênior Manager Global Operations Excellence do Grupo ZF, será o palestrante do encontro por ter liderado a implementação de processos de digitalização do Centro de Distribuição e Logística de Itu, que centraliza as operações de marcas da ZF no mercado de reposição. A unidade da empresa na América do Sul foi a primeira dentre as operações da empresa no mundo a trabalhar com esse modelo logístico avançado.
O painel 05 do evento, no dia 29/07, irá mostrar como a nova tecnologia de rastreamento e controle de cargas Radio Frequency Identification (RFID), ou sistema de identificação por radiofrequência implantada no centro de distribuição está trazendo vantagens à operação. A tecnologia foi associada a outros processos de automação e digitalização que trouxeram aumento de 18% de produtividade nas operações do centro de distribuição até agora e a perspectiva é de aumentar esse percentual gradativamente.
Os novos processos integrados a telas touch screen no interior de todo o centro de distribuição, aparelhos de laser points e elevadores automáticos dão apoio a uma operação que reúne 40 linhas de produtos, desde enormes reversores marítimos até peças muito pequenas e simples, como frascos de fluidos para freio, que são entregues em mais de 750 pontos na América do Sul, diariamente.
Com a sua estratégia de longo prazo e a utilização das soluções digitais e de automação em andamento, a ZF Aftermarket prevê que as operações no Centro de Distribuição da ZF Aftermarket em Itu se tornem paperless (livres de papel) ainda em 2021.
A inteIigência de mercado em toda a cadeia de reposição é um dos próximos passos desse novo processo. Em linhas gerais, associada à solução de Vendor Managed Inventory (VMI) e ao Robotic Process Automation (RPA), a ZF Aftermarket teve seus padrões logísticos elevados, o que tornou possível o compartilhamento desses recursos de inteligência de mercado e tecnologias com seus clientes. Dessa forma, fornecedor e distribuidor estipulam juntos o nível de estoque mais indicado para os seus negócios.
Estratégia bem-sucedida do Brasil para o mundo
Após liderar o projeto bem-sucedido no Brasil e a implementação do maior e mais moderno centro de distribuição do grupo ZF fora da Europa, Everton Silva levará a sua experiência para nível global. A partir de julho deste ano assumiu o cargo de Sênior Manager Global Operations Excellence, com responsabilidade pela excelência e transformação digital das operações do Aftermarket do Grupo ZF no mundo.
Everton Silva é graduado em Engenharia e possui Mestrado em Economia e Desenvolvimento pela UNIFESP, além de MBA em Administração, pela FGV, e Pós-Graduação em Economia e Finanças, pela Unicamp. O executivo possui mais de 25 anos de carreira em Supply Chain e Operações, sendo treze anos em posições de liderança e gestão em organizações globais. O executivo ingressou no Grupo ZF em 2013, na planta de Sorocaba, SP, como Gerente de Projetos e, após ter atuado como Gerente de Supply Chain, foi nomeado Head de Operações Aftermarket na América do Sul em janeiro de 2017, onde permaneceu até julho deste ano.