Também conhecido no esporte como “Rei Jean”, Jean Le Cam é uma verdadeira lenda da vela, com nada menos que cinco participações na competição Vendée Globe de circum-navegação do planeta. Seu heroísmo foi reconhecido durante a última edição da regata, por ter salvado Kevin Escoffier, que ficou à deriva em sua balsa de abandono no meio do Oceano Índico. Este apaixonado se destacou ao competir à altura de barcos mais modernos que o seu “Yes, We Cam”, que ele chama de “O 4L dos Mares”, em tom de brincadeira. No dia a dia, ele passa o tempo explorando os sete mares e... dirigindo seus 4L! Duas paixões que, segundo ele, têm mais em comum do que se pode imaginar.
“O 4L é um carro apaixonante, que soube marcar uma grande época, que atravessou gerações. Todos nós temos alguma lembrança com o 4L”, conta Jean Le Cam, navegador e “piloto” de 4L.
Todos nós temos alguma lembrança com o primeiro “carro para viver”
O Renault 4 foi o primeiro “carro para viver”, tendo sido rapidamente apelidado de “4L”. Ele tem como origem uma ideia brilhante: criar um carro versátil, que pudesse ser utilizado em qualquer ocasião. Jean Le Cam considera que este é um carro para qualquer terreno, devido à sua leveza. Em maio passado, ele declarou ao jornal esportivo L’Équipe: “Eu chamo o meu barco de 4L para dar a ele uma imagem. As especificações do Renault 4 foram elaboradas para que ele pudesse ser usado no deserto. Esse carro poderia ir a qualquer lugar, como um verdadeiro 4x4.”
E o 4L provou exatamente isso com o 4L Trophy, uma corrida de rally-raid organizada anualmente desde 1997. O robusto 4L supera qualquer obstáculo que encontre em seu caminho, seja em uma trilha de areia ou pedras. É difícil se lembrar de outro modelo que ainda seja capaz de fazer tudo isso, 60 anos após seu lançamento!
Apresentado em julho de 1961, o 4L é um modelo de cinco portas com um porta-malas traseiro que se abre para um espaço modulável. Ao rebater o banco traseiro, o hatch se transforma em perua. Além de ser um veículo para toda a família, o modelo se tornou ícone da cultura pop francesa, sem esquecer a marca deixada na memória de muitos que o viu pelas ruas como carros da polícia, dos correios e outros serviços públicos. Como minivan, o Renault 4 exibia orgulhosamente as cores de uma infinidade de empresas, desde as pequenas até as maiores, além de órgãos públicos. Na opinião de Jean Le Cam, trata-se de um “verdadeiro monumento histórico”!
4L, o carro que pode ser aprimorado infinitamente
Apesar de a produção ter sido descontinuada em 1992, ainda é possível ver alguns 4L nas ruas ou feiras de carros usados e de coleção. A simplicidade e confiabilidade de sua mecânica atraem inúmeros apaixonados. E é exatamente isso o que mais agrada a Jean Le Cam, que é tanto navegador como construtor. Seja no mar ou em terra firme, o “Rei Jean” adora atividades manuais. Na última edição da regata Vendée Globe, ele fez reparos em sua embarcação em plena competição. O 4L é totalmente alinhado com o espírito deste verdadeiro lobo do mar: “eu posso mexer à vontade nesse carro, fazendo melhorias de forma contínua... é mais ou menos como o meu barco Hubert, que não paro de aprimorar!”
Foi depois de uma edição da Vendée Globe que sua paixão se transformou em verdadeira coleção. O marinheiro perdeu o seu barco na edição 2008-2009. Sem embarcação, ele ficou entediado e retomou sua paixão pelos 4L. O primeiro ele deu de presente à filha, quando ela completou 18 anos. Já o segundo ele comprou para aprimorar o primeiro, utilizando algumas peças deste. Depois veio o dilema, que ele revelou ao jornal L’Équipe: “tiro de um para colocar no outro. Mas não dá para fazer isso. É impossível!” E assim aconteceu a compra de um terceiro, quarto... Ele chegou até a comprar três de uma só vez, em um único fim de semana! No final, ele acabou com uma coleção de oito 4L.
Entretanto, ele ainda não está pronto para dar um passo além e participar de uma corrida pilotando um 4L. Jean Le Cam prefere reservar a velocidade para suas aventuras no mar e “paparicar” os seus 4L em vez de danificá-los nas areias do 4L Trophy!
Quem o conhece de perto sabe de seu sonho de ter uma versão 2.0 e 100% elétrica deste ícone que marcou uma época. Assim, este carro cult voltaria a assumir um papel de protagonista, para marcar muitas outras gerações.
A mensagem é clara... Este carro faz ao mesmo tempo parte do passado e do presente. E – por que não – do futuro?