Prazer de vida a bordo, modularidade, habitabilidade, luminosidade : o DNA do primeiro monovolume compacto do mercado não se perdeu com o passar das gerações. O Scenic é sinônimo de inovação. O legado da sua funcionalidade se mantém nos dias atuais, com uma 4e geração com pegada crossover, para responder às expectativas do momento. A inspiração veio do carro-conceito Renault R-SPACE. Na época Diretora de Design da família Mégane Scenic, Agneta Dahlgren participou desta grande aventura: a reinvenção do Scenic por meio de um design externo chamado de monovolume-crossover. “Queríamos reinventar o Scenic para que ele tivesse mais sensualidade e esportividade”. Agneta Dahlgren, Diretora Design da família Mégane Scenic.
R-SPACE: um carro-conceito, o "Futuro Scenic"
Revelado em 2011 no Salão do Automóvel de Genebra, o carro-conceito R-SPACE era a nova visão do monovolume compacto segundo Laurens Van Den Acker, Diretor de Design do Renault Group. Tanto do lado de fora como do lado de dentro, havia uma ambição de conciliar um uso em família com a esportividade, funcionalidade e sensualidade. As linhas elegantes e até mesmo esculpidas, a cor amarelo-mel e os cubos modulares na cabine chamavam a atenção do público. Na cabeça dos designers da Renault, nascia o Scenic 4.
Para reinventar o Scenic 4, Agneta Dahlgren confirma: o R-SPACE é mais que uma fonte de inspiração. O design e o para-brisa bastante inclinado devem reaparecer no futuro Scenic. Do lado de dentro do R-SPACE, os bancos dos passageiros dianteiros parecem estar entrelaçados e a parte traseira é organizada para as crianças como um espaço lúdico e modulável, graças aos 27 cubos coloridos. Para responder às novas expectativas das famílias, o Scenic 4 deve oferecer espaço para todos.
“Fazer um carro de série parecido com um carro-conceito não é uma coisa simples. Não foi fácil, mas o resultado fala por si próprio”, explica Agneta Dahlgren.
SCENIC 4: O monovolume compacto reinventado
Nascido do carro-conceito R-SPACE, o Scenic 4 apresenta um design externo moderno e dinâmico. Para agradar a toda a família, ele aposta na sedução e sensualidade.
As linhas ficaram mais dinâmicas, com proporções revisadas tanto na versão curta como na versão longa. O balanço traseiro foi reduzido em 16mm, a largura foi aumentada em 20mm e a distância do solo foi aumentada em 40mm.
Para preencher as caixas de rodas, assim como em um carro esportivo, todas as versões do Scenic 4 são montadas com rodas de 20 polegadas e pneus Tall&Narrow (altos e estreitos). Substituindo as rodas de 17 polegadas da geração anterior, o novo tamanho das rodas é uma grande novidade no segmento. Foi um difícil desafio técnico a ser enfrentado, mas a recompensa é um Scenic com visual inimitável.
Reinventado externamente, o Scenic 4 se mantém fiel ao seu DNA de monovolume. Do lado de dentro, ele oferece ainda mais modularidade, espaço e, principalmente, prazer a bordo.
A cabine é banhada de luz, com um para-brisa tríptico, bastante inclinado, e um teto solar panorâmico. Os passageiros contam com 63 litros de porta-objetos, incluindo um console deslizante com capacidade para 13 litros e um porta-luvas do tipo gaveta, chamado de Easy Life, com capacidade para 11,5 litros.
O volume do porta-malas acomoda até 572 litros na versão curta e 596 litros na versão longa, na configuração de 5 lugares.
Para mais modularidade, os bancos traseiros podem ser rebatidos por meio de um acionamento simples, criando um assoalho plano graças ao One Touch Folding, um comando localizado no porta-malas e que também pode ser acessado por meio da tela touchscreen do sistema multimídia R-Link. “Temos orgulho do resultado do Scenic 4. Esse é realmente um belo carro, um belo monovolume”, conclui Agneta Dahlgren, feliz de ter participado da reinvenção de um veículo emblemático, que está comemorando seus 25 anos.