Offline
Publicidade
Publicidade
Audi apresenta o novo carro conceito A6 e-tron no Salão do Automóvel de Xangai 2021
27/04/2021 10:26 em Lançamentos autos

A Audi avança com sua “e-volução” em direção à mobilidade elétrica e apresentou no Salão do Automóvel de Xangai 2021 seu mais novo carro conceito: o Audi A6 e-tron concept, o precursor de uma família inovadora de carros totalmente elétricos. O veículo foi desenvolvido em uma plataforma completamente nova, a Premium Platform Electric, ou PPE, que servirá como base para novos modelos no futuro – a plataforma será introduzida no mercado no fim de 2022 em veículos do segmento C e, posteriormente, do B, incluindo SUVs com boa altura em relação ao solo e também modelos próximos ao chão, como o Audi A6 e-tron.
O Audi A6 representa a marca em um dos segmentos de maior volume no mundo há várias décadas. Seu antecessor, o Audi 100, esteve no mercado de 1968 até 1994, quando o A6 foi introduzido e se apresentou em diversas carrocerias: Sedan, Avant, Allroad e, depois, como Sportback – apresentado no A7. O Audi A6 possui ainda longa tradição em sistemas eletrificados: em 2011 em uma versão totalmente híbrida e atualmente com o Audi A6 TFSIe, que fez sua estreia em 2019 como híbrido plug-in e autonomia em modo 100% elétrico de até 91 quilômetros de acordo com ciclo WLTP.
O novo conceito Audi A6 e-tron em exibição no Salão do Automóvel de Xangai 2021, no entanto, utiliza exclusivamente energia elétrica e, ao mesmo tempo, representa um conceito de design totalmente novo, projetado como um Sportback: seus traços são uma amostra dos futuros modelos da Audi e fornecem indicações claras de quão dinâmica e elegante será a classe de luxo elétrica da marca.
Por sua vez, a tecnologia PPE, desenvolvida sob a liderança da Audi, garantirá que o design futurista seja traduzido em desempenho e dinamismo para o dia-a-dia. Dependendo do modo de direção selecionado e da versão do modelo, um Audi A6 e-tron deverá apresentar uma autonomia de mais de 700 quilômetros (com base no padrão WLTP) no futuro – e as versões mais potentes completarão 0-100 km/h em menos de quatro segundos.

O design do conceito Audi A6 e-tron
Na parte frontal fica nítido que o Audi A6 e-tron concept é um representante elétrico da marca. Uma característica única é a grande grade Singleframe fechada, que é limitada na parte inferior por entradas de ar profundas para resfriar o motor elétrico, bateria e freios. Os encaixes dos faróis estendem-se para os lados, ressaltando a arquitetura alinhada horizontalmente da carroceria do veículo.
Os atraentes arcos das rodas quattro acentuam com eficácia a largura da carroceria e são integrados nas superfícies laterais. Os arcos são conectados pela área da bateria esculpida na parte inferior da lateral, que é destacado com uma linha preta – um elemento de design que agora é marca registrada dos veículos elétricos da Audi. Também típicos dos modelos Audi e-tron são os retrovisores virtuais externos, com câmeras no lugar dos espelhos.
Na traseira, a influência do túnel de vento é inconfundível. A extremidade superior é moldada para criar uma borda de separação aerodinamicamente funcional. E na seção inferior, a saída de ar generosamente dimensionada do difusor está integrada na área do spoiler. Este elemento canaliza o ar que flui embaixo do veículo para reduzir a turbulência.
“Heliosilver” é o nome da cor do Audi A6 e-tron concept. Além de sua aparência de tirar o fôlego, a tinta oferece benefícios técnicos que reduzem o consumo de energia, porque ela pode refletir uma porcentagem significativa da radiação térmica na luz solar, reduzindo a quantidade de energia que entra na carroceria e em seu interior. O resultado é que, em muitas situações, os ocupantes não precisam utilizar o ar-condicionado para manter um nível de conforto constante – o que é um dos principais fatores que impactam no consumo de energia além do motor elétrico. Isso beneficia a autonomia do veículo e a redução da pegada de CO2 a cada quilômetro e mesmo quando parado em semáforos.

Faróis que projetam um videogame na parede
A equipe de designers e desenvolvedores de iluminação da Audi mais uma vez fizeram um trabalho incrível. Os faróis LED Digital Matrix alcançam uma qualidade quase cinematográfica. Se, por exemplo, o Audi A6 e-tron concept for estacionado em frente a uma parede durante um intervalo para recarregar a bateria, o motorista e os passageiros podem passar o tempo jogando um videogame: em vez de em uma pequena tela no cockpit, eles verão as imagens do jogo projetadas na parede – os jogadores controlam o jogo pelo próprio smartphone. E até o jogo em si é um produto Audi – os designers da Audi o conceberam e desenvolveram especialmente para Audi A6 e-tron concept.
Nas laterais, três pequenos projetores de LED de alta resolução são integrados em cada porta do veículo, transformando o solo abaixo deles em um palco quando elas são abertas. Pequenos efeitos de iluminação dinâmicos estendidos cumprimentam os ocupantes com mensagens em seu próprio idioma. Como a combinação de recursos de segurança e design sempre foi importante para a Audi, os pequenos projetores de alta resolução também exibem símbolos de aviso no solo – por exemplo, para avisar o motociclista que a porta do carro está prestes a abrir.
Outros quatro projetores de LED de alta resolução – discretamente integrados nos cantos do veículo – geram projeções de sinal de mudança de direção. As projeções ao redor do veículo permitem que seu alcance de comunicação seja estendido além do próprio carro pela primeira vez. Com a ajuda da conectividade inteligente no veículo, o A6 e-tron concept fornece informações para outros usuários da estrada com sinais visuais.
A traseira do carro conceito apresenta uma nova geração de elementos OLED digitais que, como uma faixa contínua de luzes, atuam como uma tela. Eles também podem ser usados ​​para criar variações personalizáveis ​​quase ilimitadas de assinaturas de luz digital e visores de iluminação dinâmicos que podem ser adaptados ao gosto do cliente. Além disso, podem aumentar significativamente o nível de segurança nas estradas do futuro.

Aerodinâmica
Com base em suas dimensões, o conceito Audi A6 e-tron é claramente um representante da classe de luxo – 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura, o mesmo que os atuais modelos A6 e A7. Com suas proporções dinâmicas e linhas elegantes, incluindo o design fastback típico da marca, fica claro que este modelo foi concebido em um túnel de vento.
A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na longa história de sucesso da Audi na classe de luxo. Na época em que foi lançado, o Audi 100 era o campeão de aerodinâmica em todas as classes, com um de coeficiente de arrasto de 0,30, o que o tornou lendário. Com suas linhas fluidas, a terceira geração do Audi 100 também revolucionou e transformou profundamente o design automotivo na classe de luxo, que até então era altamente conservadora.
Agora o Audi A6 e-tron concept está escrevendo um novo capítulo nesta história de sucesso ao apresentar coeficiente de arrasto de apenas 0,22. A resistência aerodinâmica mínima se traduz em menor consumo de energia e, portanto, autonomia ampliada. Ao mesmo tempo, o ajuste fino no túnel de vento resultou mais uma vez em um design com excepcional elegância e harmonia até o último detalhe.

Carregamento rápido, autonomia elevada
O coração da tecnologia de acionamento do Audi A6 e-tron concept – e de todos os futuros modelos PPE – é a tecnologia de carregamento de 800 volts. Como no Audi e-tron GT, o sistema garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em um tempo muito curto em estações de carregamento rápido. Esta revolucionária tecnologia entrará nos segmentos de alto volume de gama média e luxo da PPE pela primeira vez.
Com ela, será possível tempos de carregamento que chegam perto de uma parada para reabastecer um carro movido por um motor convencional: apenas 10 minutos são suficientes para carregar a bateria a um nível suficiente para mais de 300 quilômetros – a bateria de 100 kWh carrega 5% a 80% em menos de 25 minutos. Juntamente com uma autonomia de mais de 700 km – dependendo da versão – o Audi A6 e-tron concept é perfeito para as necessidades do dia a dia, desde passeios curtos até viagens mais longas nas férias.
Em termos de dinâmica de direção, os dois motores elétricos do conceito Audi A6 e-tron são capazes de fornecer uma potência total de 350 kW e um torque de 800 Nm. Graças ao alto torque disponível desde a primeira pisada, mesmo as versões de entrada do conceito Audi A6 e-tron projetadas para maior eficiência irão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos. E nos modelos topo de linha e de alto desempenho, esse tempo pode ser reduzido para menos de quatro segundos.
As rodas dianteiras do Audi A6 e-tron concept são conectadas por meio de um eixo five link especialmente otimizado para veículos elétricos, com um eixo de múltiplos braços na parte traseira. O carro-conceito apresenta suspensão a ar com amortecedores adaptáveis.

PPE: a nova plataforma para veículos elétricos
A Premium Platform Electric, ou PPE, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. Este sistema está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche AG. Os primeiros veículos Audi construídos na plataforma serão apresentados a partir do segundo semestre de 2022.
O elemento chave da futura frota de veículos nascidos na PPE é o módulo de bateria entre os eixos, que no A6 e-tron concept armazena cerca de 100 kWh de energia. O uso de toda a base do veículo permite obter um layout relativamente plano para a bateria. Isso significa que, pela primeira vez, será possível usar a mesma plataforma tanto para veículos com grande distância do solo quanto em veículos com uma arquitetura dinâmica e plana, como o conceito Audi A6 e-tron, sem qualquer alteração na arquitetura básica.
O tamanho da bateria e da base dos veículos PPE são variáveis, tornando-os adequados para uso em diferentes segmentos de mercado. Os ocupantes dos futuros modelos com a plataforma se beneficiarão da longa distância entre eixos, que se traduz em um interior mais longo e mais espaço para as pernas em ambas as fileiras de bancos – um benefício importante em todos os segmentos. Além disso, os veículos elétricos também são geralmente mais espaçosos graças à ausência do túnel de transmissão, que simplesmente não é necessário em veículos elétricos.
Mesmo sem o túnel de transmissão, os clientes da Audi terão o sistema de tração quattro, marca registrada da Audi. A futura gama de modelos PPE incluirá versões com um motor elétrico montado em cada eixo usando um controle eletrônico para fornecer tração nas quatro rodas sob demanda e atingir um equilíbrio perfeito entre a dinâmica de direção e eficiência energética. A família e-tron também incluirá versões básicas otimizadas para consumo mínimo e autonomia máxima – neste caso, a propulsão virá de um único motor elétrico montado no eixo traseiro.
Com a PPE, os veículos elétricos passarão a ser atraentes também para os clientes que preferem segmentos além do SUV – como o Sportback, por exemplo, que é característico da marca e que o Audi A6 e-tron concept traz em primeira mão. Como resultado, a Audi pode efetivamente expandir a gama de veículos elétricos em seu portfólio e as economias de escala permitirão que esta tecnologia da classe de luxo e várias versões de modelos sejam incorporados a uma ampla linha de produtos sem igual no mercado premium.
Por último, o consumo da frota e as emissões de CO2 também se beneficiam. Em resumo, a PPE garantirá que a rápida transformação da empresa em direção à mobilidade elétrica por meio de volume e variedade se tornará mais uma história de sucesso da Audi.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!