O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, completou 55 anos nesta quinta-feira (22). Para comemorar, o DH preparou um evento virtual que reuniu mais de 100 funcionários e colaboradores incluindo o secretário, João Octaviano Machado Neto, e o superintendente do departamento, José Reis.
No evento, foi apresentado um vídeo com as memórias do DH e todos os projetos que foram e estão sendo feitos até aqui.
“O DH representa um marco na busca por alternativas de transporte para o escoamento da produção agrícola, importante para o desenvolvimento da economia de São Paulo e de outros estados. A hidrovia é um meio de transporte mais barato, mais limpo e mais eficiente”, ressaltou o secretário João Octaviano Machado Neto.
Hidrovia Tietê-Paraná
Fundamental para a logística e o transporte de cargas do País, o DH administra, entre outros, a Hidrovia Tietê-Paraná.
A Hidrovia integra um grande sistema de transporte multimodal, apresentando-se como alternativa de corredor de exportação, conectando seis dos maiores estados produtores de grãos: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. As principais cargas que opera são: milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo.
No ano passado, apesar da pandemia, a Hidrovia movimentou 2,1 milhões de toneladas de cargas. Uma pequena queda se comparado com o ano de 2019, que foi de 2,5 milhões de toneladas no trecho do Estado de São Paulo.
“Neste aniversário de 55 anos vemos o quanto o Departamento e o transporte hidroviário evoluíram, e o quanto podem evoluir ainda mais. Nós estamos fazendo de tudo para valorizar e investir neste modal tão importante, e que contribui de maneira direta para o desenvolvimento do País”, concluiu José Reis, superintendente do DH.
Outros investimentos
Para dar continuidade ao crescimento das movimentações e agilidade no transporte de cargas, o DH está investindo em obras de desassoreamento, derrocamento, ampliação de vãos de pontes, manutenção e implantação da sinalização náutica.
Estão em andamento, por exemplo, as obras para implantação do canal de montante da eclusa de Ibitinga com investimento de quase R$ 10 milhões. Ainda na Hidrovia Tietê-Paraná, seguem os estudos para o início das obras do Canal de Nova Avanhandava e também de proteção da ponte na SP 333. As duas, com investimento total de R$ 350 milhões. Além disso, a Hidrovia passou a contar com um Plano Diretor.
Travessias
No ano passado, o Departamento assumiu as oito travessias litorâneas do Estado de São Paulo. A transferência, sem prejuízo ao serviço prestado à população, fez parte do processo de extinção da DERSA, iniciado em 2019.
O DH mantém os serviços e ações implantadas pela atual gestão, incluindo o programa de Reformas e Manutenção, responsável pela entrega de onze embarcações modernizadas ao sistema. Além disso, mantém o modelo de manutenção, que passou a ser 24h, e o aplicativo Travessias, que informa em tempo real a espera de cada embarcação.