Offline
Publicidade
Publicidade
Dicas para viajar de carro com segurança no final do ano
29/12/2020 09:39 em Manutenção preventiva

Com a chegada das Festas e férias de final de ano, mesmo durante a pandemia muitos brasileiros vão viajar com seu próprio veículo, o que eleva significativamente o tráfego nas rodovias brasileiras. Por isso, o cuidado com a manutenção preventiva e outros deve ser redobrado pelo condutor para evitar imprevistos e assim garantir a sua segurança a daqueles que viajam consigo. Para lembrar aos motoristas a importância de se viajar com segurança e garantir a chegada ao destino (e a volta) com tranquilidade, Ricardo Sardagna, executivo da Allianz Automotive listou algumas dicas. Confira:
 
Faça um check-up no veículo
A manutenção preventiva deve estar sempre em dia. Porém, ao decidir pegar a estrada, o check-up precisa ser reforçado uma semana antes, atestando as boas condições do veículo.  “Um mecânico de confiança deve checar as luzes das lanternas dianteiras e traseiras, pneus, freios, fluidos, limpadores de para-brisa, correias, bateria, sistema elétrico etc. Afinal, o pleno funcionamento dos componentes gera segurança e mantém o condutor em dia com a legislação de trânsito, evitando possíveis multas por falta de sinalização e más condições do veículo”, completa.
 
Fique atento às condições climáticas
Independente das condições meteorológicas favoráveis, é sempre importante se precaver para as chuvas intensas, que costumam ser recorrentes nesta época do ano. “Em caso de tempestade, se não for possível parar o carro em um lugar coberto e seguro, o recomendado é reduzir a velocidade e manter uma distância segura do carro à frente, minimizando chances de acidentes, frenagens bruscas e, até mesmo, aquaplanagem”, pontua.
 
Confira se o kit de emergência está em dia
Mesmo com todos os cuidados anteriores à viagem, incidentes podem acontecer – como um furo no pneu – e estar pronto para eles é a melhor solução. “Antes de embarcar no veículo, verifique se o estepe e os equipamentos de segurança, como triângulo, chave de roda e macaco estão aptos a serem usados”, alerta.
 
Atenção ao combustível
O carro já foi revisado e todos os itens de segurança foram atualizados. Tudo pronto para a viagem. No entanto, ocorre algum problema na estrada e o carro não roda como deveria porque perdeu a potência. Ricardo ressalta que lembrar do local de abastecimento é crucial para a saúde do carro e para uma viagem mais tranquila. “Combustíveis adulterados podem prejudicar todos os funcionamentos do seu carro e destruir os componentes internos”, alerta. “É preciso abastecer o carro em um lugar de confiança e garantir que chegará ao destino com tranquilidade”.
 
Películas dentro da lei
Vai pegar a estrada? Não se esqueça de verificar se o veículo está dentro dos padrões estabelecidos pela CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, como as regras para uso de películas. “Os limites do uso de insulfilm deve ser respeitados, evitando multas e pontos na CNH”, finaliza Ricardo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!