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Pneu conceito da Continental para veículos elétricos mobilidade elétrica é premiado na Inglaterra
11/11/2020 09:38 em Mobilidade

O júri do prêmio “Journey to Automation”, promovido pelo European Rubber Journal (ERJ) da Inglaterra, nomeou a Continental Pneus vencedora geral em suas seis categorias e também ganhadora do prestigiado  prêmio de tecnologia de pneus pelo Conti C.A.R.E., pneu conceito para futuras soluções de mobilidade elétrica.
O Conti C.A.R.E. (Conectado. Autônomo. Confiável. Eletrificado.) da Continental, apresentado na Frankfurt Motor Show (IAA) do ano passado, é um conceito de roda/pneu com conectividade baseada em nuvem que oferece aos operadores de frotas um meio particularmente eficiente para o gerenciamento da mobilidade ambientalmente compatível do futuro.


O Conti C.A.R.E. conta com sensores instalados na estrutura dos pneus que geram e avaliam de forma contínua dados relativos à pressão, temperatura, profundidade da banda de rodagem e possibilidade de danos. Esse sistema de monitoramento, que recebe o nome de ContiSense, transmite as informações referentes às condições dos pneus à plataforma ContiConnect Live, permitindo um eficiente gerenciamento da mobilidade pelos operadores de frotas. Ao mesmo tempo, os passageiros desfrutam de um passeio muito confortável, já que com o conceito SilentWheel o aro da roda reduz as vibrações geradas durante a condução.
O júri também elogiou a ideia da Continental de ajustar ativamente a pressão dos pneus por meio de bombas centrífugas embutidas na roda. À medida que o veículo acelera, as forças centrífugas atuam na bomba para gerar ar comprimido. Essa tecnologia, batizada de PressureProof, mantém a pressão dos pneus constantemente dentro da faixa ideal, colaborando para uma queda sustentável nas emissões de CO². Qualquer excesso de ar comprimido é armazenado em um tanque integrado. A tecnologia PressureBoost utiliza esse ar para rapidamente adaptar a pressão dos pneus a vários cenários de direção.
Como resultado, por exemplo, os táxis elétricos autônomos poderiam aumentar a pressão dos pneus para transportar cargas mais pesadas e assim atuar como transportadores de carga fora dos períodos de pico.

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