Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Troller se une ao IFCE para desenvolver sistemas embarcados de assistência off-road
Tecnologia
Publicado em 16/10/2020

A Troller e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de sistemas embarcados e inteligência artificial voltados à assistência na condução off-road. O projeto será feito pelo Polo de Inovação IFCE, atuando como ICT (Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica) na modalidade EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.
“Essa parceria é resultado de conversas que a Troller e o IFCE têm feito há algum tempo para desenvolver projetos conjuntos de inovação”, diz Afrânio Costa, supervisor de Chassi e Powertrain da Troller. “O objetivo é desenvolver novos sistemas com visão computacional e inteligência artificial que vão aprimorar a direção dos nossos veículos off-road, com o apoio da EMBRAPII e do Rota 2030.”
Segundo ele, além de fomentar a pesquisa e inovação nas empresas, esse modelo de parceria também alavanca o nível de capacitação da própria universidade. “É um ganha-ganha, gerando novas pesquisas e inovações com projetos ligados à indústria”, afirma.
O Polo de Inovação IFCE está entre as três instituições que mais contratam projetos EMBRAPII na região Nordeste, ao lado do SENAI e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Ele foi criado em 2015 com a proposta de desenvolver 52 projetos até 2021 e superou a meta dois anos antes. Hoje, soma 64 projetos feitos em parceria com empresas de diferentes setores e regiões, principalmente do Sul e Sudeste. Este ano, renovou o programa para a realização de mais 50 projetos.
Além de serem conterrâneos do Ceará, o IFCE e a Troller veem com otimismo essa parceria que tem outro ponto positivo: é o primeiro projeto do instituto feito com uma montadora de automóveis.
“Ter essa parceria com a Troller é fantástico em todos os sentidos e terá um impacto muito grande, principalmente na formação dos alunos, com a oportunidade de participar de programas voltados para o mercado em novas áreas de tecnologia no setor automotivo”, diz Cristiane Borges, diretora geral do Polo de Inovação Tecnológica do EMBRAPII.
Segundo ela, muitos alunos que participam dos projetos acabam sendo contratados pelas empresas, o que abre novos campos de desenvolvimento profissional. E a aproximação com a Troller representa também uma satisfação do lado pessoal, já que sempre foi apaixonada por carros e buggies – uma tradição nas dunas cearenses.
Tarique Cavalcante, diretor de Inovação do IFCE, destaca que a parceria com a Troller envolve várias áreas da engenharia, incluindo da computação, mecânica, mecatrônica, elétrica e de telecomunicações, além de outras áreas afins.
“A Troller, por ser cearense, é uma empresa que as ICTs almejam. Do ponto de vista institucional é um grande desejo tê-la como parceira, pela sua importância no âmbito nacional que agrega bastante ao ecossistema. Vai ajudar bastante em todos os sentidos”, diz Cavalcante.
A Troller também realiza desde 2019 uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) para o desenvolvimento de um aplicativo com realidade aumentada e técnicas de renderização de imagem para a personalização de veículos com acessórios.
“É o nosso primeiro projeto com a Unifor, que está em fase avançada e deve ser apresentado no final deste ano”, explica Paulo Aquino, supervisor de Engenharia da Troller. “Estamos buscando sempre parcerias com universidades para trazer inovação para a Troller e melhorar a experiência do cliente, que tem uma identidade muito forte com o carro e a marca.”

Comentários
Comentário enviado com sucesso!