Em desenvolvimento conjunto de 2017, a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, e a Kordsa, fornecedora internacional de materiais de reforço têxtil para a indústria de pneus, já estão oferecendo ao mercado – livre de custos de patente – a Cokoon.
Trata-se de uma nova tecnologia ecologicamente correta que permite a adesão de materiais de reforço têxtil - amplamente utilizados na fabricação de pneus, mangueiras e correias transportadoras - com compostos de borracha sem o emprego de resorcinol e de formaldeído, compostos químicos utilizados no processo de reforço têxtil dos fios que compõem a lona de corpo do pneu.
Mais de 40 empresas - entre fabricantes de pneus, de conversores e fornecedores de materiais têxteis - já manifestaram interesse em testar essa nova tecnologia verde e estão considerando entrar no pool de licenciamento gratuito de forma a contribuir para o seu desenvolvimento.
A única exigência é que qualquer avanço no processo da Cokoon seja compartilhado gratuitamente entre os membros do pool, já que a Continental e a Kordsa oferecem esse novo sistema de adesão têxtil-borracha gratuitamente como solução de código aberto.
Pneus de alta qualidade devem atender a muitos requisitos: desempenho, resistência, segurança e sustentabilidade. Desta forma, as lonas têxteis requerem uma adesão excelente e ecologicamente correta à borracha. A avaliação do processo de amostragem e o feedback dado pela indústia encorajou a Continental a já produzir em série os primeiros 250 mil pneus de passeio com tecnologia Cokoon.