Faróis desregulados ofuscam a visão de quem trafega no sentido contrário ou não iluminam a via adequadamente. Em época de quarentena, uma boa dica é verificar o alinhamento desse componente em casa. Você vai precisar de uma trena (ou metro ou fita métrica), fita crepe e ferramentas. Para iniciar o processo de regulagem, motorista deve posicionar o veículo a cinco metros de distância da parede. Use a fita métrica e as devidas marcações.
O passo seguinte é realizar a medição da altura do farol (centro da ótica) até o solo. Vamos supor que essa medida seja 66 centímetros; ela servirá de referência para a marcação seguinte, ou seja, na parede. A conta é simples: da medida da altura do farol até o solo subtraia 5 cm, o equivalente a 5 metros de distância, ou seja 1% de inclinação do farol (um metro de distância, um centímetro a menos - 66 – 5 = 61).
Na parede da garagem, faça uma marcação; uma linha horizontal com a fita crepe a exatos 61 centímetros de altura. Ligue os faróis e verifique a projeção do facho de luz – deve estar posicionada sobre a linha, sem sombras de luz ou manchas escuras abaixo ou acima do traço.
Se o facho estiver fora da marcação (linha horizontal), o farol precisa ser alinhado. Para isso, levante o capô do veículo e encontre os parafusos localizados sobre o farol para os devidos ajustes. Com as ferramentas corretas, ajuste corretamente os fachos de ambos os lados, posicionando a projeção da luz sobre a linha demarcada na parede.