Offline
Publicidade
Publicidade
No inverno cuidados com carros precisam ser redobrados
08/10/2020 18:23 em Manutenção preventiva

Durante os três meses de inverno, alguns itens dos carros precisam de atenção redobrada para um bom funcionamento. Isso porque as temperaturas mais baixas afetam equipamentos como limpadores de para-brisa, pneus e componentes de partida do motor, por exemplo. Para isso, o André Henrique, especialista do AutoZ, separou algumas dicas práticas para serem seguidas no dia a dia. Confira!

1- Bateria
É essencial verificar se há combustível no reservatório de gasolina de alguns modelos de veículos flex. Em temperaturas mais baixas, a falta de gasolina aumenta o tempo de partida do motor, forçando a bateria e podendo futuramente provocar falhas no componente. Além disso, é recomendado deixar lâmpadas e rádio desligados enquanto o carro estiver parado, economizando a carga da bateria e aumentando sua vida útil.

2 - Ar-condicionado
O inverno é um período no qual as doenças respiratórias ficam mais evidentes, sendo um dos fatores para o agravamento delas, o uso do ar condicionado. Durante esta estação, o componente é muito utilizado em situações para desembaçar os vidros e melhorar a visibilidade do motorista. Sendo assim, para manter o bom funcionamento do veículo e cuidar da saúde dos usuários, realize a higienização e a troca do filtro de ar – item, que deve ser trocado a cada seis meses, responsável por reter impurezas do sistema de ventilação.

3 - Pneus
Para evitar possíveis acidentes, é preciso verificar as condições dos pneus, como a calibragem e o desgaste das bandas de rodagem. Com as vias molhadas, o carro pode passar por uma aquaplanagem. Sendo assim, com o pneu descalibrado ou com sinais de desgaste, o risco de o motorista perder o controle do veículo é grande. Fique muito atento!

4- Palhetas
Devido às chuvas constantes nesta estação, o uso das palhetas é mais frequente. Por isso, é preciso checar se elas estão sem trincas e rachaduras na borracha ou se as extremidades estão cortadas – essa situação deixa um fio de água durante o movimento do item, aumentando o risco do suporte e a estrutura riscarem o vidro. Para averiguar as condições das palhetas, você pode jogar uma pequena quantidade de água no vidro e verificar se não ficou manchas ou riscos na superfície. Se você notar algum destes casos, é preciso procurar um especialista de confiança para analisar a situação e identificar a necessidade de troca do componente ou apenas o conserto.

5 - Freios
As chuvas e as neblinas costumam aparecer neste período, dificultando a visibilidade do motorista. Portanto, ter freios em boas condições garante a segurança do condutor no caso de paradas mais bruscas. É fundamental verificar a situação dos discos, pastilhas e fluído de freios para evitar alguns imprevistos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!