Offline
Publicidade
Publicidade
A importância de se manter limpo o sistema de ar-condicionado
07/10/2020 16:31 em Manutenção preventiva

Enquanto uma vacina confiável não chega, permanecemos em constante vigilância em função da epidemia de coronavírus e o isolamento social continua sendo um fator importante para reduzir as possibilidades de infecção. Trabalhar em casa, para aqueles profissionais que não atuam em serviços essenciais, continua sendo imprescindível para quebrarmos o ciclo de propagação do vírus. Porém, em algum momento temos de sair para comprar víveres. Dê preferência a serviços de entrega em domicílio, mas se não for possível apenas um membro da família deve ir às compras e, se tiver carro, com o ar-condicionado ligado e na posição de "circulação interna" (foto) para evitar que o ar exterior seja sugado para o habitáculo durante o percurso. O virus pode ser transportado pelo ar "colado" a micropartículas ou a bactérias que não são retidos nos filtros convencionais.


A produção do Mobilidade e o Cesvi Brasil lembram que a manutenção do sistema de ar-condicionado é importantíssima para reduzir a possibilidade de contaminação da habitáculo.
Segundo técnicos do Cesvi Brasil, o ar-condicionado deve ser ligado pelo menos a cada 15 dias, para que o sistema realize a circulação do gás refrigerante em toda a sua linha de funcionamento.
Com o passar do tempo é necessária a troca do filtro antipólem (foto esq.), de acordo com a recomendação do fabricante do veículo, e solicitar a limpeza dos dutos de modo a não obstruir a passagem de ar e evitar a proliferação de bactérias no sistema. Veículos mais antigos não possuem esses filtros. Mas existem no mercado produtos em spray (foto dir) que realizam a limpeza e podem ser aplicados em casa, seguindo as instruções do fabricante.

Em caso de pouca eficiência do ar-condicionado, dirija-se a um centro especializado para verificação da carga de gás e eventuais vazamentos no sistema, lembrando que o uso da máscara é obrigatório. Assim você garante um habitáculo mais limpo e  uma temperatura confortável em seus deslocamentos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!