A ViaMobilidade e a ViaQuatro celebraram, no dia 12 de feveeiro, o encerramento da primeira turma do Programa Emprego Apoiado, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promove saúde, qualidade de vida e inclusão para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. A ação é voltada à ampliação da empregabilidade e da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O programa capacitou o total de 15 jovens com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down para atuação nas áreas administrativas e de atendimento das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, de metrôs, e 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens.
Como resultado concreto da iniciativa, cinco participantes foram efetivados de forma antecipada, ainda em 2025, antes mesmo do término do contrato de aprendizagem. Isso comprova o potencial de desenvolvimento profissional e a contribuição desses jovens para o dia a dia das operações da ViaQuatro e ViaMobilidade.
Com duração de 16 meses e jornada de 20 horas semanais, o Programa Emprego Apoiado oferece formação prática aliada a suporte individualizado e acompanhamento contínuo, favorecendo a adaptação às rotinas de trabalho, a permanência nos postos e a construção de trajetórias profissionais sustentáveis.
Formados celebram com seus tutores
Para a implantação do projeto, foram mapeadas funções e realizadas análises ocupacionais, garantindo a compatibilidade entre as atividades desempenhadas e o perfil de cada aprendiz. A iniciativa teve início em outubro de 2024, com turmas distribuídas entre as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, abrangendo áreas administrativas e de atendimento ao cliente.
Para Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e ViaMobilidade – Linhas 5 e 17, a parceria com o Instituto Jô Clemente foi essencial para viabilizar um modelo de emprego sólido, que respeita as individualidades e amplia o potencial de cada participante. As concessionárias investem em iniciativas que promovam diversidade, desenvolvimento profissional e impacto positivo para a sociedade. “O Programa Emprego Apoiado traduz o nosso compromisso em gerar oportunidades reais de inclusão no mercado de trabalho. Mais do que capacitar, oferecemos suporte contínuo para que esses jovens desenvolvam suas habilidades, se integrem às equipes e construam trajetórias profissionais consistentes dentro das nossas operações”, completa Antonio.
Ao longo do período de aprendizagem, os jovens foram integrados às equipes das estações e das unidades administrativas, participando de ações de ambientação e recebendo acompanhamento técnico especializado. A efetivação antecipada de parte dos participantes reforça a eficácia do modelo de emprego apoiado como ferramenta de formação, inclusão e retenção de talentos.
Supervisores de estações em apoio ao projeto
O encerramento da primeira turma marca mais um avanço do Programa Emprego Apoiado e reafirma o compromisso das concessionárias de trilhos da Motiva com a promoção de um ambiente de trabalho mais diverso, acessível e inclusivo, gerando impacto positivo para as pessoas e para a sociedade.