De acordo com o mais recente mapeamento do Sindipeças, a idade média dos veículos no Brasil é de 10 anos e 11 meses, dois anos mais velhos do que a frota registrada em 2015, cuja idade média era de 8 anos e 10 meses. O envelhecimento é resultado de uma série de fatores que envolvem desde as dificuldades no acesso ao crédito até o custo dos veículos “zero quilômetro”, que levam os consumidores a recorrerem ao mercado decarros usados.
Por esse motivo, a maioria dos carros circulando hoje no Brasil possuem uma quilometragem alta e, portanto, necessitam de cuidados e manutenções específicas, tendo em vista que, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 30% dos acidentes em rodovias são causados por veículos rodando em más condições.
Nesse sentido, a escolha do lubrificante se torna um passo fundamental para prolongar a vida do automóvel e diminuir os riscos de acidentes, especialmente porque motores mais rodados podem sofrer com consumo excessivo de óleo, perda de potência e formação de borra, enquanto o sistema de suspensão, direção e freios tende a apresentar folgas e ruídos. Outras queixas comuns são que os sensores e partes elétricas perdem eficiência, comprometendo o desempenho e aumentando o consumo do combustível.
Segundo José Cesário Neto, coordenador de Capacitação e Suporte Técnico dos Lubrificantes Mobil™, o maior desafio de veículos mais antigos não é a quilometragem em si, mas as tecnologias deles, que são diferentes dos modelos atuais. “É recomendável uma avaliação completa do motor a cada 12.000 km (ou seja, cerca de um ano de uso) além da consulta ao manual do veículo, verificando características específicas antes da troca de óleo”, orienta.
No caso de motores já desgastados, os especialistas recomendam óleos da categoria “High Mileage”, que são fabricados especificamente para carros mais rodados. Esses lubrificantes de alta performance formulados para motores antigos, como os que integram o portfólio da marca Mobil™, também contam com aditivos detergentes e dispersantes que evitam a formação de borras e resíduos, mantendo o sistema limpo e eficiente mesmo após muitos quilômetros rodados. Além disso, produtos com tecnologias antidesgaste e antioxidantes contribuem para preservar as peças internas do motor, garantindo uma lubrificação adequada em condições de maior temperatura e atrito.
“Existe uma ideia popular de que, se o seu carro é mais velho, você deve usar um óleo mais viscoso. Mas isso não é necessariamente verdade”, aponta o coordenador Mobil™. Segundo ele, a recomendação é sempre seguir as especificações indicadas no manual do proprietário. As montadoras realizam milhares de testes antes de determinar o
lubrificante ideal para cada motor, levando em conta temperatura, pressão e o tipo de uso do carro, seguindo padrões internacionais (como SAE e API), garantindo a performance e a durabilidade previstas pelo fabricante.
O uso do óleo correto pode representar a diferença entre prolongar a vida útil do carro e antecipar reparos caros. “Quando o motor já tem folgas naturais do uso, um lubrificante com viscosidade e aditivação adequadas ajuda a compensar essas perdas e manter o bom funcionamento. É importante respeitar o intervalo de troca indicado e sempre usar filtros novos”, reforça Cesário Neto.
O especialista também recomenda atenção redobrada a outros sistemas do veículo. “Não basta cuidar apenas do motor. O fluido de freio, o líquido de arrefecimento e o lubrificante da transmissão também precisam ser revisados periodicamente, pois todos trabalham em conjunto para garantir segurança e desempenho”, explica.
Além dos lubrificantes, as graxas também são itens importantes na manutenção, ao garantirem que a lubrificação adequada de componentes que não são protegidos pelo óleo do motor, como rolamentos, juntas homocinéticas, cruzetas e pinos de suspensão. Em veículos mais antigos, esses pontos sofrem mais com o desgaste natural e a oxidação, o que pode gerar ruídos, vibrações e até falhas mecânicas. O uso regular de graxas de boa qualidade ajuda a reduzir o atrito entre as peças, evitar o ressecamento das borrachas de vedação e proteger contra a entrada de água e sujeira. A aplicação correta das graxas garante uma maior preservação do veículo, ajudando na economia com a prevenção de
emergências e reparos mais complexos.
“Manter a manutenção em dia é o segredo para a longevidade do veículo. Um motor
bem cuidado não apenas funciona melhor, como ajuda a reduzir acidentes e custos
inesperados”, conclui o coordenador.