Da esquerda para a direita: Alexandre Almeida, Head of Product Engineering Center Filters North America, Everton Lopes, Head of Research & Development at MAHLE South America, Dr. Roger Busch, MAHLE Vice President of Global Sales & Engineering, Sergio Pancini de Sá, President of MAHLE South America, Ricardo Boldrini, Project Management Center Filters North America - Divulgação Mahle
Em 29 de setembro de 2025, a Mahle inaugurou oficialmente a expansão das operações e da capacidade técnica do seu Centro de Engenharia de Filtros das Américas, localizado no Centro Tecnológico de Jundiaí (SP). Com novos laboratórios e infraestrutura expandida, o Centro Tecnológico agora oferece serviços aprimorados para atender às demandas das Américas, aumentando significativamente os recursos e a capacidade técnica na América do Sul. A instalação inclui novos laboratórios de validação, bancadas de teste e áreas dedicadas ao desenvolvimento de soluções de filtração e componentes de motores, permitindo a rápida execução de programas de desenvolvimento para soluções de filtração e componentes de motores. Esses investimentos reforçam a posição do Centro Tecnológico de Jundiaí como um hub de desenvolvimento da Mahle com alcance global.
“Esta expansão reflete a visão global da Mahle de estar mais próxima dos clientes e de acelerar a entrega de soluções tecnológicas competitivas. Ao ampliar a capacidade em Jundiaí, conectamos expertise local a demandas globais - especialmente nas Américas - e fortalecemos nossa estratégia de engenharia aplicada a múltiplas arquiteturas de propulsão”, afirmou Dr. -Ing. Roger Busch, Vice Presidente Global de Vendas & Engenharia da Mahle, durante a inauguração.
Para Sergio Pancini de Sá, Presidente da Mahle América do Sul: “A Mahle América do Sul desempenha um papel estratégico dentro do grupo no desenvolvimento de soluções voltadas à mobilidade sustentável. O fortalecimento do Tech Center em Jundiaí reforça nossa capacidade de oferecer novos produtos alinhados às demandas dos mercados em que atuamos, ampliando nossa competitividade e relevância global”.
Everton Lopes, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Mahle América do Sul, comentou sobre o ganho de capacidade técnica: “Os novos laboratórios elevam a capacidade de desenvolvimento end-to end, desde formulação de materiais até validação em condições de mercado. Isso nos dá mais autonomia para desenvolver produtos globais”.
A ampliação deve impulsionar parcerias com montadoras e fornecedores, contando com o aumento das equipes locais especializadas para suportar as novas atividades em P&D. A estratégia está alinhada com iniciativas recentes da Mahle na região, que incluem investimentos voltados ao desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade sustentável, desde biocombustíveis a veículos elétricos, considerando todas as aplicações.
Inaugurado em 2023, o Centro de Engenharia Américas para Filtros inclui o desenvolvimento completo de produtos para o mercado de componentes, como sistemas de filtração do ar, coletores de admissão, tampas de válvulas, carbon canister, cárters plásticos, filtros de ar, óleo e combustível, entre outros produtos específicos, bem como tecnologias para aplicações em veículos elétricos e movidos a célula de combustível.
O Tech Center da Mahle em Jundiaí é um dos maiores centros de desenvolvimento de motores da América do Sul, com recursos dedicados ao desenvolvimento de motores a combustão. Sendo também o Centro Global de Biomobilidade da Mahle, investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para redução das emissões de CO2 do motor a combustão, no desenvolvimento e aplicação de biocombustíveis e biomateriais, permitindo seu uso em escala em todo o mundo.
Nos últimos anos expandiu consideravelmente seus recursos, passando a atender demandas globais do grupo Mahle e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao mercado da América do Sul.