Cerca de 6 em cada 10 entrevistados que conhecem o programa Carro Sustentável ajustaram sua intenção de compra. É o que mostra pesquisa da OLX, maior marketplace de classificados para autos do País, que avaliou o quanto a medida influencia nas preferências dos brasileiros.
A iniciativa, lançada pelo Governo Federal em julho de 2025, prevê a redução ou isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros de entrada compactos zero quilômetro, com alta eficiência energética, fabricados no Brasil e que atendam a critérios sustentáveis.
De modo geral, considerando tanto os que conhecem quanto os que não sabiam da iniciativa, 46% acreditam que a medida relacionada à isenção do IPI influencia na compra do veículo.

A influência é maior entre o perfil feminino, com 69%, em comparação com o masculino, que representa 43%.
“O Carro Sustentável, que entrou em vigor em julho, tem ajudado a dar um fôlego extra para as vendas no varejo, mas seu sucesso não depende apenas da vantagem financeira que ele oferece aos brasileiros. Segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores participantes ainda desconhece a iniciativa, o que mostra que seu alcance enfrenta limitações. Além disso, mesmo com preços finais mais baixos dos carros novos por conta do programa, a preferência dos respondentes segue pelos usados, já que o custo de um zero quilômetro ainda é considerado elevado por grande parte deles”, afirma o VP de Autos do Grupo OLX, Flávio Passos. “A OLX, como plataforma de compra e venda de automóveis relevante do setor, acompanha as tendências do mercado e ajuda a fornecer informações que auxiliem compradores, lojistas e revendedores a tomarem as melhores decisões”, complementa.
Influências do IPI Verde na compra
Entre os 87% dos respondentes que não tinham conhecimento do programa, 28% afirmam que irão considerar os carros enquadrados na iniciativa além dos que já pesquisavam. Por outro lado, 39% afirmam não ter interesse nos modelos que fazem parte da isenção.

Entre os participantes que já conheciam a medida, 41% não pretendem mudar sua escolha de veículo em relação ao que já desejavam inicialmente. Ainda, 21% desejam comprar modelos elétricos, híbridos flex e/ou movidos exclusivamente a etanol e cerca de 2 em cada 10 afirmam ter preferência pela compra de carro nacional.

Metade dos entrevistados que se sentiram influenciados consideram que o preço final mais baixo é o fator mais relevante na decisão de comprar um carro enquadrado no programa. Os custos com a manutenção a longo prazo ficou em segundo lugar, citado por 24%, e a contribuição com o meio ambiente ficou em terceiro lugar, apontado por 12%.

Já os motivos para aqueles que não levaram o programa em consideração na decisão de compra do automóvel foram a preferência por modelos à gasolina ou diesel e o custo elevado do carro 0km.

Intenção de compra
A pesquisa também avaliou 4 dimensões de intenção de compra:
- 58% consideram comprar um veículo compacto nos próximos seis meses.
- Pouco mais da metade (56%) pretende adquirir o automóvel principalmente para uso próprio.
- O carro usado é o mais pretendido, com 45% das respostas.
- Dentre os tipos de carroceria, hatch foi a opção mais citada, com 27%.
Metodologia
A pesquisa quantitativa online com usuários da OLX foi realizada por meio de questionário estruturado de autopreenchimento, entre os dias 1 e 8 de setembro de 2025. Foram 1.127 pessoas entrevistadas, sendo 85% homens e 15% mulheres. A maioria é casada (66%).
Em relação às faixas de idade, 57% da Geração X, 28% da Geração Y, 8% da Geração Z e 7% Baby Boomers.
No que tange à classe social: 44% pertencem à classe B, 41% da Classe C, 10% das classes D/E e 6% da Classe A.
Dos consumidores entrevistados, 45% são do Sudeste, 27% do Nordeste, 12% do Sul, 11% do Centro-Oeste e 5% no Norte. Metade dos participantes mora em capitais e demais em outras localidades.