No Brasil, a descarbonização tem um grande potencial, especialmente através do uso de biocombustíveis sintéticos e biometano. Estudos indicam que motores híbridos, como os sistemas flex/etanol e bateria, são uma das rotas mais eficientes economicamente para a mobilidade no país.
Dados da Coalizão dos Transportes (CEBDS) revelam que é possível reduzir até 70% das emissões do setor de transportes até 2050, atraindo mais de R$ 600 bilhões em investimentos. A Anfavea, por sua vez, aponta que 42% da frota pesada brasileira tem mais de 10 anos, o que reforça a urgência na renovação de veículos para garantir maior sustentabilidade e segurança.
Para impulsionar essa mudança, empresas especializadas em soluções de controle de temperatura para o transporte estão adotando tecnologias cada vez mais sustentáveis. A Thermo King, empresa pioneira que auxilia no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis, utiliza estratégias para reduzir a dependência de motores a combustão e alcançar uma operação mais eficiente e ecológica por meio de seus produtos.
“A Thermo King tem o compromisso de liderar a transformação do setor de transporte refrigerado, investindo em tecnologias híbridas e elétricas que não apenas reduzem o impacto ambiental, mas também proporcionam uma eficiência operacional sem precedentes para nossos clientes. Estamos preparados para apoiar a transição do setor rumo a um futuro mais sustentável e econômico”, afirmou Marcos Pimentel, Gerente Comercial da Thermo King do Brasil.
Uma dessas inovações é o modelo Advancer A500, com arquitetura híbrida de 48V, que combina fontes de energia como baterias, tomadas externas e geradores de eixo, para otimizar o consumo de combustível e reduzir emissões de CO₂. O equipamento, que já circula pelas estradas brasileiras em quase 2.500 unidades, apresenta uma economia de combustível de 30% e redução de 30% nas emissões de CO₂, além de trazer conectividade total como padrão. Isso inclui o acesso à plataforma telemática TracKing e aplicativos móveis, oferecendo aos clientes maior controle sobre a performance de seus equipamentos.
Esse avanço faz parte de uma iniciativa maior de redução de emissões: o "Gigaton Challenge", que visa eliminar um bilhão de toneladas de CO₂ do meio ambiente até 2030. O modelo Advancer A500 também se destaca pela sua fabricação mais eficiente, utilizando 60% menos energia e sendo produzido com 100% de energia verde, o que contribui ainda mais para a redução da pegada de carbono do setor.
“Além dos benefícios ambientais, as soluções híbridas e elétricas trazem uma série de vantagens diretas para nossos clientes, como menores custos operacionais, redução no consumo de combustível, menos necessidade de manutenção e um aumento significativo no tempo de atividade dos veículos. Essas inovações são boas para o planeta e também para os negócios dos nossos clientes, oferecendo uma vantagem competitiva real em um mercado cada vez mais exigente e consciente”, complementou Marcos Pimentel.
Embora os avanços sejam significativos, ainda há desafios a serem superados. A falta de infraestrutura de recarga em rotas longas, o custo inicial de aquisição dos novos equipamentos e a necessidade de marcos regulatórios mais claros e incentivos fiscais são obstáculos que precisam ser enfrentados para acelerar a transição para soluções mais sustentáveis.
“O futuro do transporte refrigerado já começou. Estamos vendo uma transformação não apenas tecnológica, mas cultural. A Thermo King, com seus novos modelos híbridos e totalmente elétricos, está na vanguarda dessa mudança, desenvolvendo soluções que atendem às crescentes exigências por transporte mais limpo, mais eficiente e alinhado com os compromissos globais de redução de emissões”, concluiu Marcos Pimentel.