A EPR assinou um termo de parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e a administração do Porto de Paranaguá para implantar o Conexão Litoral, o primeiro corredor logístico sustentável do Brasil, na BR-277/PR, contemplado o trecho entre Curitiba e Paranaguá. O acordo foi firmado na tarde de hoje, em São Paulo, durante o evento InfraESG Talks, na B3.
O Conexão Litoral é um projeto-piloto criado no escopo do Programa de Sustentabilidade da ANTT e foi desenvolvido pela EPR Litoral Pioneiro. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Acordo de Paris. A concessionária é responsável por administrar 604 km no Paraná, contemplando a Região Metropolitana de Curitiba, litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
“A EPR, a partir dessa cooperação, vai intensificar sua atuação para tornar o trecho de serra da BR-277 ainda mais estratégico e resiliente a eventos climáticos. Nosso planejamento também prevê a integração de ações para a proteção da biodiversidade, a segurança viária e uso de tecnologias para melhorar a experiência do usuário”, afirmou o diretor-presidente da EPR, José Carlos Cassaniga. “Essa iniciativa tem o potencial de favorecer o desenvolvimento econômico, a transição energética no transporte de cargas e o bem-estar de todos que utilizam o trecho”.
A BR-277 está inserida em uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do país e funciona como um hub logístico nacional, conectando o maior porto exportador de grãos do Brasil a rodovias que acessam outros Estados e o Mercosul.
“Estamos construindo uma estrutura que vai ser muito mais eficiente e vai ser muito mais sustentável. É olhar para o futuro e endereçar com essa responsabilidade e, sobretudo, com esse aproveitamento da oportunidade que a agenda traz para o setor", disse o diretor da ANTT Felipe Queiroz, durante o evento.