O mercado de veículos eletrificados segue em forte expansão no estado de São Paulo. Dados do painel da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) mostram que, entre janeiro e setembro de 2025, foram vendidos 162,6 mil veículos eletrificados no país, sendo mais de 70 mil apenas na capital paulista.
No mesmo período do ano anterior (janeiro a setembro de 2024), as vendas somaram cerca de 80 mil unidades no país, com aproximadamente 30 mil em São Paulo, o que representa um crescimento de mais de 100% em 12 meses.
Hoje, São Paulo responde por mais de 40% das vendas nacionais, mantendo-se como o principal mercado do país. Na capital paulista, o crescimento é visível nas ruas e nas concessionárias: os modelos elétricos e híbridos tornaram-se presença comum no trânsito e nas garagens de frotas corporativas.
O destaque em 2025 continua sendo a marca BYD, responsável por quase um terço das vendas no estado, seguida de Toyota, GWM e Volvo. Entre os modelos mais vendidos estão o BYD Dolphin Mini, o Toyota Corolla Cross Hybrid e o GWM Haval H6.
A tendência de alta é ainda mais impressionante quando comparada a 2022: em janeiro de 2022, o total de vendas nacionais de eletrificados era de pouco mais de 30 mil unidades, o que indica uma expansão de mais de 400% em menos de três anos.
As tecnologias híbridas (PHEV e HEV) ainda dominam as vendas, mas os veículos 100% elétricos (BEV) já representam 23% do mercado paulista, indicando que a infraestrutura de recarga e os incentivos estão começando a consolidar o segmento.
Infraestrutura
O crescimento também impulsiona a infraestrutura. O número de pontos públicos de recarga cresceu quase 60% em um ano, e o Sudeste concentra a maior parte dessas estações, sendo São Paulo o estado mais preparado para receber a nova frota, com um total de 3.849 eletropostos.
Para a ABVE, os números indicam que o país vive um ponto de virada na mobilidade. A combinação de novos modelos, incentivos fiscais e maior conscientização ambiental vem acelerando o ritmo de eletrificação no transporte individual e coletivo.
“São Paulo é hoje o epicentro da mobilidade elétrica no Brasil. O crescimento da frota mostra que o consumidor já entendeu as vantagens da tecnologia e o desafio agora é expandir a infraestrutura de recarga e tornar o carro elétrico mais acessível”, afirma Ricardo Bastos, presidente da ABVE.