Offline
MENU
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Cerca de quatro em cada dez empresas brasileiras já possuem ou planejam adotar veículos elétricos em suas frotas
Metas de descarbonização lideram as motivações para a eletrificação; maioria quer carregar os veículos nas próprias sedes
Por Administrador
Publicado em 30/09/2025 12:06
Sustentabilidade
Reprodução Pngtree

A Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil líder em soluções de mobilidade na América Latina, realizou uma pesquisa com gestores de 300 empresas para entender o estágio atual da eletrificação de frotas no Brasil. O estudo revelou que 18% das companhias já utilizam veículos elétricos e outros 18% planejam adotá-los nos próximos três anos — ou seja, quatro em cada dez empresas estão diretamente envolvidas com esse movimento.
Entre as que já operam com veículos elétricos, 60% afirmam que a decisão foi impulsionada por metas de descarbonização, enquanto 47% mencionam a busca por inovação como principal motivador. Além disso, 23% dessas empresas já estabeleceram metas para expandir o uso desse tipo de veículo em suas frotas. Entre aquelas que ainda não possuem veículos elétricos, mas pretendem adquirir, a descarbonização é o principal objetivo para 69% destas. 
“Os números revelados pela pesquisa dão destaque ao papel estratégico da sustentabilidade no avanço da eletrificação de frotas, devido à preocupação das companhias em alinharem seus negócios às expectativas e regulamentações futuras. Quando adotamos tecnologias mais limpas, estamos não apenas otimizando a operação, como também alinhando nossos negócios às expectativas sociais de descarbonização, catalisando a inovação e fortalecendo o compromisso com um futuro mais sustentável”, comenta Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil. 

Eletrificação faz parte do futuro
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o número de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) atingiu aproximadamente 100 mil unidades vendidas no Brasil somente no primeiro semestre de 2025, com um crescimento de 195% em dois anos. Essa tendência comprova o crescimento do interesse da sociedade em eletrificação de veículos e aponta que o caminho deve ser também cada vez mais seguido por empresas do setor de transporte. “Embora o Brasil tenha, ainda, um caminho a percorrer, nossa pesquisa concluiu que 18% das empresas ouvidas já possuem algum veículo elétrico ou híbrido. Isso mostra o quanto a eletrificação de frotas tem sido um movimento de transformação para uma mobilidade mais sustentável”, afirma Bruno.
A iniciativa Move for Good, da Edenred, é um dos principais aliados das empresas nesse processo rumo à redução do impacto ambiental das frotas, conectando eficiência e sustentabilidade. Por meio de pilares como Mensurar & Reduzir, Compensar & Preservar e Conscientizar, a iniciativa tem apoiado mais de 33 mil clientes de Mobilidade da Edenred na transição para uma mobilidade de baixo carbono. 
Além disso, como parte do processo de fortalecer a transição para uma mobilidade elétrica, a Edenred anunciou em 2024 a aquisição da Spirii, uma plataforma global de gestão com base na Dinamarca, que oferece soluções de gerenciamento de carregamento de veículos elétricos. Com tecnologia própria e uma rede significativa de parceiros, a Spirii cobre toda a cadeia de valor do carregamento elétrico, incluindo uma plataforma avançada de gerenciamento, um aplicativo intuitivo para usuários finais e soluções completas de carregamento. A aquisição expande o portfólio da Edenred, permitindo que gestores de frotas tenham acesso a soluções integradas e de ponta para eletrificação, em alinhamento com o compromisso da marca com inovação e sustentabilidade.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias