Em apenas seis meses de implantação dos coletores de bitucas de cigarro nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade já contabiliza resultados expressivos: foram 86.875 bitucas recolhidas desde fevereiro, o que corresponde a 34,75 kg de resíduos tóxicos que deixaram de ser descartados de forma incorreta no solo, na água ou em aterros.
O impacto positivo ao meio ambiente também é significativo. Considerando que cada duas bitucas descartadas em locais inadequados podem poluir o equivalente a 1 litro de água, a destinação correta feita neste período evitou a contaminação de aproximadamente 43 mil litros de água. Somente em junho, foram 50 mil bitucas coletadas, o que impediu que 25 mil litros de água fossem comprometidos.
A instalação dos coletores representa uma medida de grande relevância para a preservação ambiental e para o entorno de 40 estações da concessionária. Além de reduzir a poluição em áreas públicas, a iniciativa reforça o compromisso da ViaMobilidade em criar ambientes cada vez mais sustentáveis não apenas para os clientes, mas também para toda a comunidade que convive com as linhas.
Além de ser o resíduo mais comum do mundo, a bituca de cigarro contém mais de sete mil substâncias químicas tóxicas e representa risco grave à saúde e ao meio ambiente. Por isso, a iniciativa da concessionária reforça a importância de mudança de hábitos e da participação ativa dos passageiros para manter os espaços limpos e seguros.
“A colaboração dos usuários tem sido essencial para o sucesso do programa. Pequenas atitudes, como descartar corretamente uma bituca, geram um impacto enorme na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida da população”, destaca Andre Costa, diretor da ViaMobilidade.