Para quem busca deslocamentos mais eficientes, confortáveis e sustentáveis em São Paulo, a combinação entre bicicleta e transporte sobre trilhos tem se mostrado uma solução cada vez mais adotada. A ViaQuatro e a ViaMobilidade oferecem bicicletários gratuitos, monitorados e bem localizados, que garantem mais comodidade e segurança para os ciclistas que utilizam o sistema.
De janeiro a julho de 2025, mais de 7 mil bicicletas foram cadastradas nas estruturas das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, evidenciando o papel estratégico desses espaços na mobilidade urbana da cidade. Só nas linhas 8 e 9, mais de 3,5 mil cadastros foram registrados no período, reforçando o crescimento da intermodalidade na região metropolitana.
Desde a inauguração dos bicicletários das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, em junho de 2024, e das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em março de 2025, o uso do serviço cresce mês a mês. Na Linha 4, por exemplo, já foram mais de 74 mil entradas, com aumento expressivo de cadastros - de apenas 70 em março para 658 em julho. Na Linha 5, o movimento ultrapassa 21 mil entradas e mantém picos de mais de 130 utilizações diárias, enquanto as Linhas 8 e 9, mesmo com poucos meses de operação, já representam metade de todos os cadastros da ViaMobilidade neste ano.
“Oferecer bicicletários gratuitos, seguros e acessíveis é parte do nosso compromisso com a qualidade do serviço prestado e com a promoção de uma cidade mais conectada e sustentável. Estamos atentos às necessidades dos nossos clientes e buscamos constantemente integrar soluções que facilitem o dia a dia de quem se desloca”, afirma Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro e ViaMobilidade – Linha 5.
O serviço é simples e digital: basta baixar o aplicativo, realizar o cadastro com um documento com foto e utilizar o celular para acessar o bicicletário. O processo garante mais agilidade e segurança, com controle monitorado e registro individualizado das bicicletas.
Além da praticidade e da economia - ao evitar gastos com combustível, estacionamento ou manutenção de carro - a integração entre modais também contribui para o bem-estar físico e mental. Muitos usuários aproveitam o trajeto de bicicleta como um momento de exercício ou relaxamento antes do trabalho.
Como reforço à mobilidade ativa e à integração entre modais, a Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás ganhou recentemente um acesso revitalizado à Ciclovia do Rio Pinheiros, beneficiando milhares de ciclistas e pedestres que circulam pela região. A entrega da nova estrutura - mais segura, acessível e fluida - marca dois meses da modernização da estação, que já impacta positivamente a jornada de 95 mil clientes por dia útil. Com passarela ampliada, novos elevadores e escadas rolantes, a estação reduziu o tempo médio de transferência entre as linhas 5 e 9 para quatro minutos, reforçando seu papel como um dos principais polos de conexão urbana da capital.