Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Conheça oito destinos que aliam turismo e inclusão para viajantes LGBTQ+
Florianópolis aparece em lista global da empresa de destinos referência em hospitalidade inclusiva
Por Administrador
Publicado em 07/08/2025 12:06
Turismo
Turim Itália - Divulgação Booking.com

A Booking.com – uma das maiores empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo – revelou uma lista de oito destinos no mundo ideais para viajantes LGBTQ+ em 2025*. O levantamento foi feito com base na proporção de acomodações que possuem o selo Travel Proud em cada cidade. Florianópolis, em Santa Catarina, é a representante brasileira na seleção, destacando-se pela rede de hospedagens comprometidas com a inclusão. 

Lançado em 2021, o programa Travel Proud da Booking.com tem como objetivo tornar as experiências de viagem mais acolhedoras para pessoas LGBTQ+. Por meio de treinamentos gratuitos em hospitalidade inclusiva, a iniciativa capacita acomodações ao redor do mundo a entenderem melhor os desafios enfrentados por esses viajantes e a adotarem práticas que promovam um ambiente mais respeitoso e receptivo. Ao concluir o treinamento, as propriedades recebem o selo Travel Proud, sinalizando seu compromisso com a inclusão. 

Confira a seguir os destinos que fazem parte desta lista. 

 

Turim, Itália 

Situada ao pé dos Alpes, Turim ocupa um lugar importante na história LGBTQ+ da Itália. Na década de 1970, foi o berço do primeiro movimento de libertação gay do país, o FUORI! (Fronte Unitario Omosessuale Rivoluzionario Italiano), que ajudou a lançar as bases para os direitos LGBTQ+ na Itália moderna. Esse espírito progressista perdura até hoje em uma cidade que mistura tradição com rebelião histórica. A cena LGBTQ+ de Turim gira em torno de San Salvario, um bairro criativo e cosmopolita repleto de bares, clubes e cafés inclusivos. Turim também conquista o paladar dos visitantes. Terra natal do vermute e do gianduiotto (chocolate de avelã), a cidade é um sonho para amantes da gastronomia, e uma degustação de chocolate oferece uma perspectiva sobre sua produção artesanal. 

Onde se hospedar: para uma experiência de luxo no centro de Turim, o Principi di Piemonte | UNA Esperienze oferece lounges, restaurante gourmet e bar com vistas do centro da cidade. Para quem busca um ambiente acolhedor, o EDIT Lofts é um apartamento moderno com jardim e terraço. Embora cada apartamento tenha uma cozinha totalmente equipada, o restaurante da acomodação também serve pratos da culinária italiana.  

  

 

Cidade do Panamá, Panamá 

A Cidade do Panamá é um dos destinos emergentes mais interessantes da América Central para viajantes LGBTQ+, com uma comunidade animada e visível e um espírito progressista que está remodelando a identidade do local. Bairros como Casco Viejo, Via Argentina, Amador e San Francisco formam o coração da cena LGBTQ+, oferecendo de tudo, incluindo bares em terraços, galerias de arte, cafés inclusivos e eventos liderados pela comunidade. As celebrações do Orgulho LGBTQ+ continuam a se expandir, representando uma capital moderna, dinâmica e cada vez mais aberta. Um passeio pela cidade e Canal do Panamá revela as maravilhas da engenharia nas Eclusas de Miraflores, enquanto o Casco Viejo, patrimônio da UNESCO, atrai visitantes com seu charme colonial e ruas de paralelepípedos. 

Onde se hospedar: a poucos passos do Museu do Canal, no centro histórico, o Sofitel Legend Casco Viejo, Cidade do Panamá oferece quartos e suítes que combinam camas de dossel clássicas com confortos modernos, além da maior piscina à beira-mar de Casco Viejo e um spa com foco holístico, piscinas de imersão e tratamentos personalizados. Para algo mais intimista, o Amarla Boutique Hotel Casco Viejo combina charme e história em uma casa restaurada. 

  

 

Zurique, Suíça 

A cena de Zurique, ainda pouco divulgada, mas em crescimento, é uma excelente opção para viajantes LGBTQ+. A maior cidade da Suíça é um destino elegante, destacando-se pela localização à beira do lago, cena cultural e centro histórico bem preservado. Seja desfrutando de um mergulho em uma das mais de 40 badis (piscinas ao ar livre situadas nos lagos e rios da cidade), fazendo compras na Bahnhofstrasse ou descobrindo a coleção de arte europeia do Kunsthaus, a cidade oferece atrações para todos os gostos. Zurique também tem uma história significativa para viajantes LGBTQ+: nas décadas de 1930 e 1940, foi a sede do Der Kreis (O Círculo), uma organização de destaque e uma das pioneiras em defesa dos direitos gays, além de uma revista bimestral. Hoje o bar Kweer ocupa o espaço onde funcionava o Barfüsser, um dos bares gays mais antigos da Europa, e é apenas um dos muitos espaços dedicados à comunidade LGBTQ+ na cidade. 

Onde se hospedar: a uma curta caminhada da Bahnhofstrasse, o Sorell Hotel St. Peter é um hotel-boutique no centro histórico de Zurique, com quartos espaçosos e modernos e um lounge aconchegante que serve café da manhã, lanches e bebidas à noite. Já no bem equipado EMA House Serviced Apartments Superior Downtown o viajante encontra uma cozinha completa. 

  

 

Brighton & Hove, Reino Unido 

Geralmente aclamada como a capital gay do Reino Unido, essa cidade litorânea mistura sua natureza progressista com o charme típico dos píeres e há muito tempo atrai a comunidade LGBTQ+ do país. Vale visitar o distrito de Kemptown, que lidera festas com bandeiras do arco-íris, drag brunches, cafés LGBTQ+ e arte de rua que expressa o ativismo com orgulho. Opções para curtir o dia não faltam: no Bar Broadway, há mimosas e lantejoulas à vontade, enquanto o Komedia e o Ironworks Studios oferecem shows ousados. Além do brilho e do glamour, os viajantes têm muito mais para descobrir: um passeio por The Lanes em busca de achados retrô, a vista da praia na torre i360, uma mostra no Brighton Museum & Art Gallery ou um tour de História LGBTQ+, sobre a evolução do Orgulho em Brighton. Em agosto, é o Orgulho LGBTQ+ que dá vida à cidade com uma onda de cores, música e comemorações. 

Onde se hospedar: com localização central, o Q Square by Supercity Aparthotels oferece aos visitantes fácil acesso ao Brighton Pier, ao Royal Pavilion e à estação ferroviária de Brighton. Equipado com academia, esse apart-hotel também oferece área de estar ao ar livre e um estacionamento para bicicletas.  

  

 

Florianópolis, Brasil 

Mais do que um paraíso litorâneo, Florianópolis é um local de inclusão e comunidade, o que a torna um dos destinos preferidos no Brasil para o público LGBTQ+. A cidade é composta em sua maior parte pela Ilha de Santa Catarina, onde os viajantes podem passar o dia caminhando pela trilha da Lagoinha do Leste, conhecer a Lagoa da Conceição ou tomar caipirinhas na Praia Mole, a praia gay não oficial da ilha. O destino está repleto de espaços LGBTQ+, desde bares à beira-mar e shows drag até celebrações ao longo de todo o calendário, em que o amor e a expressão ocupam o palco principal. Para quem vai ao Carnaval Gay de Florianópolis, que acontece todos os anos, há uma programação com muita festa, desfiles e competições. 

Onde se hospedar: o Novotel Florianópólis fica em uma localização ideal para quem quer absorver a energia da cidade, entre bares, praias e baladas, com quartos modernos e espaçosos, além de uma piscina de borda infinita na cobertura que oferece uma vista da Baía Norte. 

  

 

Chicago, EUA  

Chicago sempre foi uma referência em visibilidade, ativismo e celebrações LGBTQ+. No coração da comunidade fica Northalsted, antigo Boystown e o primeiro bairro LGBTQ+ oficialmente reconhecido nos EUA. Embora o nome tenha evoluído para representar uma inclusão maior, a região continua sendo um símbolo de orgulho, repleta de bares, clubes, shows drag e pilares de arco-íris que homenageiam o legado. Aqui, porém, a cultura LGBTQ+ vai além de um distrito: de drag brunches em Uptown a exposições de arte no Museu de Arte Contemporânea. Em Andersonville, os visitantes podem conhecer lojas LGBTQ+ como a Scout, com objetos reaproveitados e móveis restaurados de meados do século, ou a Mercantile M, com artigos acessíveis. Como berço do house, nascido nas pick-ups de DJs LGBTQ+ em clubes underground, o som da cidade ainda ecoa no Pride Fest, uma das maiores paradas do Orgulho LGBTQ+ do país. A consagrada cena de jazz de Chicago também carrega influências LGBTQ+, e os viajantes podem conhecer essa história, desde os bares clandestinos dos anos 1920 até a efervescência dos clubes contemporâneos.  

Onde se hospedar: com um lounge na cobertura com vista para o horizonte da cidade, um restaurante moderno e uma piscina olímpica coberta, o Loews Chicago Hotel oferece conforto e estilo, em uma localização ideal para quem quer conhecer o Millennium Park, a Magnificent Mile e o Navy Pier. 

  

 

Sydney, Austrália 

Sydney é um dos principais pontos de encontro LGBTQ+ do mundo. Darlinghurst e Surry Hills são bairros LGBTQ+ com faixas de pedestres arco-íris, cafés e bares como o Stonewall Hotel, tombado como patrimônio histórico. Embora o Sydney Gay and Lesbian Mardi Gras seja o grande destaque, o espírito LGBTQ+ da cidade se mantém vivo o ano todo com eventos como bingo drag, clubes de surfe inclusivos e exposições de arte no recém-inaugurado Qtopia Museum. Entre as experiências imperdíveis estão assistir ao melhor da cena drag de Sydney no The Imperial Erskineville, praticar ioga ao nascer do sol em North Bondi e fazer passeios de balsa até Manly. É possível assistir a um show do Bangarra Dance Theatre no Sydney Opera House, a companhia de artes cênicas aborígine e do Estreito de Torres mais prestigiada do país. 

Onde se hospedar: o Kimpton Margot Sydney by IHG oferece um toque de glamour do velho mundo, charme art déco e sensibilidade contemporânea. Logo na esquina da conhecida Oxford Street, o The Pullman Sydney Hyde Park é uma ótima opção para viajantes que buscam diversão noturna. No Kings Cross, um bairro rico em herança LGBTQ+, o Holiday Inn Sydney Potts Point oferece lindas vistas da Opera House e da Harbour Bridge.  

  

 

Porto, Portugal 

Porto, a segunda maior cidade de Portugal, encanta viajantes LGBTQ+ com ruas de paralelepípedos, vistas para o rio e espírito inclusivo. Mesmo discreta e intimista, a cena LGBTQ+ tem um charme próprio. Bares como o Pride e o Café Lusitano oferecem ambientes acolhedores, com shows drag e noites de discoteca que atraem um público misto e de mente aberta. Para aproveitar a energia da madrugada, o Zoom Club oferece um local recluso para dançar até o amanhecer. Além da vida noturna, Porto convida todo mundo a uma descoberta no seu próprio ritmo. É possível conhecer as ruas sinuosas da Ribeira, participar do LGBTour Porto em um passeio guiado pelo centro histórico ou atravessar a Ponte Dom Luís I até a Vila Nova de Gaia, para degustações em portos ribeirinhos. Com uma celebração cada vez maior do Orgulho, festivais de cinema como o LGBTQ+ Porto e uma cultura local receptiva, a cidade é uma alternativa aos destinos mais agitados. 

Onde se hospedar: situado na Praça da Ribeira com vistas para o rio Douro, o Pestana Vintage Porto Hotel do século 16 mistura charme histórico com conforto 5 estrelas, a poucos metros da catedral, da Torre dos Clérigos e dos cruzeiros no rio Douro. Instalado em um edifício histórico restaurado, o Your Opo Apartments também oferece acomodações chiques à beira do rio com um design moderno e vistas do Douro. 

  

*Lista de destinos baseada nas cidades com maior porcentagem de acomodações Travel Proud ativas por cidade. O requisito era que as cidades tivessem no mínimo 50 acomodações Travel Proud e pelo menos 500 acomodações ativas no total. Outras pesquisas qualitativas foram feitas para definir uma lista diversificada de destinos em todas as regiões que apresentam indícios de inclusão para pessoas LGBTQ+. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!