A Audi do Brasil, a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation - braço filantrópico da AUDI AG que apoia projetos inovadores em prol do meio ambiente – concluíram mais uma edição da parceria que leva iluminação sustentável para comunidades sem acesso permanente à eletricidade. Neste ano, a ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de junho, nas comunidades de Santa Izabel, São Francisco de Aruaú e Nova Esperança do Apuaú, situadas às margens do Rio Negro e afluentes, na Amazônia. No total, foram fornecidas 199 soluções de energia limpa, entre lampiões e postes movidos a energia solar, para 177 famílias da região. Ao todo, 575 moradores locais foram positivamente impactados.
“Atuar como voluntária nesse projeto junto às comunidades ribeirinhas da Amazônia, ao lado de colaboradores e parceiros que se engajaram nessa missão, foi uma experiência transformadora. Dessa ação eu saio ainda mais conectada com o propósito de trabalhar por um futuro mais sustentável, inovador e, acima de tudo, humano ”, descreve Paula Barreiros, Head de Compliance, Qualidade & ESG na Audi do Brasil.
“Estamos tão acostumados a desfrutar de recursos básicos como a energia elétrica, que é difícil imaginar a rotina sem eles. Durante a expedição à Amazonia, pudemos enxergar nos comunitário a esperança por um futuro melhor, e a luz será uma aliada importante nessa jornada. Sinto orgulho em fazer parte de uma organização que apoia ações socioambientais que trazem um verdadeiro impacto na vida dessas pessoas”, relata Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação na Audi do Brasil.
“Retornar ao território amazônico, onde nasceu a nossa parceria com a Audi, foi profundamente especial. Mais uma vez, pudemos relevar não apenas a imensidão e beleza natural da região, mas também a força transformadora das comunidades locais – verdadeiras protagonistas de um futuro sustentável” , afirma Rodrigo Eidy, Presidente do Litro de Luz Brasil.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados de nossa parceria com a Litro de Luz, que nos últimos anos já beneficiou milhares de pessoas com acesso limitado a recursos básicos. Além disso, o projeto se conecta aos nossos pilares de responsabilidade ambiental, engajamento da sociedade e desenvolvimento por meio de tecnologias limpas”, destaca Rüdiger Recknagel, Diretor-Geral da Audi Environmental Foundation.
As 177 famílias beneficiadas na edição deste ano foram distribuídas nas comunidades de Santa Izabel (61 famílias), São Francisco de Aruaú (82 famílias) e Nova Esperança do Apuaú (34 famílias). No total, foram distribuídas 199 soluções de energia compactas, entre lampiões (177, um por família) e postes solares (22). Um total de 575 pessoas foram impactadas.
Em Nova Esperança de Apuaú, foram fornecidas 42 soluções (34 lampiões e 8 postes). Em Santa Izabel, foram fornecidas 69 soluções (61 lampiões e 8 postes). Por fim, em São Francisco de Aruaú foram fornecidas 88 soluções (82 lampiões e 6 postes).
As áreas determinadas para a ação de 2025 foram selecionadas conforme a base de dados da Litro de Luz, que mapeou as comunidades na região sem ou com acesso limitado à rede elétrica regular. Por meio dessa análise e da interação com as lideranças locais, a região da Amazônia foi selecionada.
Antes do evento na Amazônia, foram realizadas oficinas prévias nas comunidades para capacitação de embaixadores responsáveis pela manutenção e conservação dos postes e lampiões instalados, além da interação com a equipe da Litro de Luz. Além disso, foi realizada no início de junho uma oficina de montagem das soluções compactas de energia na concessionária Audi Alphaville, situada na região metropolitana de São Paulo.
Na ocasião, esteve presente o surfista Pedro Scooby, embaixador da marca das quatro argolas no Brasil, que participou do treinamento de montagem e está apoiando essa ação social que integra o pilar de ESG da Audi do Brasil. O objetivo da oficina foi preparar os voluntários e a equipe da Audi do Brasil que atuaram na região e transferiram o conhecimento sobre as soluções para a comunidade local.
A iniciativa deste ano busca reforçar a visibilidade dada à região Amazônica em um período tão importante para a pauta ESG no Brasil – a ação acontece em Belém do Pará, região que está localizada dentro da Amazônia e sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
De acordo com relatório do Banco Mundial em 2018, cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso à eletricidade. No Brasil, cerca de 2 milhões de brasileiros não têm acesso à eletricidade, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de 2019.