Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste 5 de junho, a Dunlop Pneus reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e promove ao longo do mês uma série de iniciativas impactantes voltadas à sustentabilidade e ao engajamento de seus colaboradores. As ações fazem parte da campanha interna da empresa, realizada durante todo o mês de junho, com atividades semanais que visam não apenas estimular a conscientização, mas também gerar um impacto positivo e duradouro no planeta.
Entre as atividades, destacam-se iniciativas com impacto social e ambiental direto: a arrecadação de tampas plásticas e lacres de alumínio — que serão doados a uma ONG responsável por convertê-los em fraldas geriátricas para casas de repouso, beneficiando comunidades carentes —; o ambicioso plantio de 578 novas plantas, incluindo 150 árvores e 428 arbustos em áreas da empresa, e a revitalização do pomar interno com 22 novas árvores cítricas. Esta última ação também contribui para a meta da Sumitomo Rubber do Brasil, detentora da marca Dunlop, de plantar 600 mudas até 2025.
Outro destaque do mês é a nova destinação sustentável dos resíduos de uniformes dos colaboradores, que passarão a ser reciclados e transformados em cobertores doados a instituições sociais, promovendo a economia circular e o apoio comunitário. Além disso, a empresa lança internamente uma nova metodologia para seu programa anual de ideias sustentáveis dos colaboradores baseando-se nos 5Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, princípios que guiam a busca por um consumo mais consciente e responsável.
Responsável também por diversas ações de responsabilidade ambiental e social em Fazenda Rio Grande região onde é localizada a fábrica no Paraná, a empresa tem sido amplamente reconhecida por seu pioneirismo, com o recebimento do Selo Clima Paraná, um renomado certificado de sustentabilidade do estado. A premiação, concedida pelo Cadastro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, aponta empresas que, de forma voluntária, adotam práticas que resultam na significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e promovem ações efetivas para combater as mudanças climáticas. A Sumitomo Rubber do Brasil também possui diversos certificados internacionais de excelência, como ISO 14.001, 45.001, 50.001 e IATF que garantem as boas práticas nas instalações e foram fundamentais para a conquista do Prêmio.
Para Rodrigo Alonso, Diretor Nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus, o compromisso é inegociável: “Nosso compromisso com a sustentabilidade vai além do discurso. Estamos constantemente buscando formas de reduzir impactos, engajar nossos colaboradores e apoiar iniciativas que gerem benefícios reais para o meio ambiente e a sociedade. A urgência climática exige ações concretas e responsabilidade coletiva, e temos orgulho de fazer parte dessa transformação”.
Com essas iniciativas contínuas e abrangentes, a Dunlop reforça sua missão de crescer de forma responsável e contribuir ativamente para um futuro mais verde e sustentável para todos, consolidando-se como referência em ESG no setor automotivo.