Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/892860f7f0e91ad7b45ac5005a07c6d7.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/37c2aeb497872abcdbfc34805200ba28.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/f22f571a9ec7e5fc601178d57b948414.jpg
Viagem solo como autocuidado: 79% dos brasileiros buscam destinos para equilíbrio mental em 2025
Pesquisa global da Booking.com revela que, mesmo viajando sozinhos, os brasileiros estão em busca de conexão, bem-estar e experiências autênticas ao redor do mundo
Por Administrador
Publicado em 02/06/2025 12:03
Turismo
Reprodução Freepik

Viajar sozinho é uma prática que conquistou adeptos no Brasil. Uma pesquisa global* encomendada pela Booking.com, empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo, identificou comportamentos que devem moldar o setor de turismo no próximo ano. O estudo mostra que 15% dos viajantes do país pretendem embarcar em viagens solo de lazer pelo menos uma vez em 2025, com destaque para a Geração Z – de 18 a 28 anos – (17%) e para o público masculino (18%). Além disso, a principal motivação para os viajantes fazerem esse tipo de viagem é buscar um tempo para relaxar mentalmente (79%).
Os dados revelam um equilíbrio entre o desejo por introspecção com a abertura a novas conexões. A principal razão citada por quem viajou sozinho em 2024 (16%) foi o desejo de ter um tempo para si, para refletir e ficar só (38%), principalmente entre a Geração Z com 51%. Em seguida, aparecem a experiência de viajar só, mas conhecer pessoas no destino (35%), com mais força entre os Millenials – entre 29 e 44 – (40%) e a liberdade de montar o próprio roteiro (32%).  
Apesar de viajarem sem companhia, os brasileiros não estão em busca de isolamento. Mesmo viajando sozinhos, 55% dos brasileiros que fizeram uma viagem solo têm interesse em conhecer pessoas novas durante o trajeto. Já entre os 43% de viajantes solo que estão interessados em conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus, 57% consideram atividades como visitar cafés e bares locais (57%), falar com moradores na língua local (56%) e participar de passeios guiados (54%) como formas de socialização.
“A pesquisa mostra que viajar sozinho é, cada vez mais, uma forma de autocuidado e de reconexão com o que realmente importa. Seja para descansar, se desafiar ou conhecer novas culturas, os brasileiros estão buscando experiências personalizadas e com propósito. Na Booking.com, seguimos investindo em soluções que simplificam essa jornada, integrando hospedagem, transporte, atrações e muito mais em um só lugar”, afirma Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil.

Motivações e critérios
Além de buscar um tempo para relaxar mentalmente, 78% dos viajantes solo querem relaxar fisicamente ou conhecer novos lugares e 74% desejam estar em meio à natureza. Conhecer novas culturas (69%) e experimentar a culinária local (69%) também estão entre os principais atrativos.
Na hora de escolher o destino, os critérios mais importantes para quem viaja sozinho são o bom custo-benefício (76%), a segurança (75%), paisagens naturais (70%) e gastronomia local (66%). Outros fatores como inclusão e diversidade também aparecem, com 28% destacando a importância de destinos LGBTQ+ friendly.
Entre os viajantes brasileiros que já planejam uma viagem solo para 2025, os principais objetivos são relaxar (62%), explorar destinos domésticos (45%) ou internacionais (40%), visitar a natureza (41%) ou familiares e amigos (36%). Participar de eventos também se mostra relevante, sendo mencionado por 31% dos entrevistados.
A pesquisa reforça que o perfil do viajante solo está em transformação: o que antes poderia ser visto como uma exceção, hoje se apresenta como uma escolha intencional, motivada pelo bem-estar, autonomia e pela busca por experiências autênticas e significativas.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente com 32.106 entrevistados de 32 países, incluindo o Brasil. Para participar, os indivíduos deveriam ter mais de 18 anos, ter viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, além de estar planejando outra viagem nos próximos 12 meses. Levantamento realizado online em janeiro de 2025.  

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Mais notícias