Em um cenário onde a logística cresce de forma acelerada a nível mundial, especialistas reforçam o papel de inovações tecnológicas como ferramenta primordial para tal transformação. De acordo com o relatório intitulado “The future of the Last-Mile Ecosystem”, do World Economic Forum, as entregas automatizadas deverão representar cerca de 20% das operações logísticas globais no próximo ano.
Seja para otimizar operações, reduzir custos ou melhorar a experiência dos clientes, o segmento está diante de tecnologias cruciais para expandir o mercado e enfrentar desafios, como a malha logística nacional e o aumento das demandas do e-commerce, que faturou mais de R$ 200 bilhões apenas no ano de 2024.
Segundo Rafael Salim, especialista em soluções de automação logística da Pitney Bowes, multinacional orientada pela tecnologia que oferece soluções de envio em SaaS e inovação em correspondências em todo o mundo, “estamos vivenciando uma revolução na forma como as operações logísticas são conduzidas, com tecnologias que tornam os processos mais rápidos, precisos e sustentáveis”.
Para Salim, esse crescimento é decorrente de ferramentas tecnológicas fundamentais que, inclusive, desencadearam 5 principais tendências para 2025:
1. Expansão da automação avançada: a automação continuará sendo o principal motor de transformação nos armazéns e centros de distribuição. Tecnologias como sorters, esteiras inteligentes, sistemas de cubagem e robôs autônomos serão integrados a sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS) e ERPs, garantindo maior eficiência e redução de custos.
2. Internet das Coisas (IoT): conforme Rafael, a integração de dispositivos conectados, conhecida como Internet das Coisas (IoT), vem revolucionando a visibilidade das operações com sensores instalados em equipamentos e veículos que fornecem dados em tempo real sobre localização, temperatura e condição de transporte - ponto fundamental para as atividades deste ano.
3. Inteligência Artificial (IA) e Big Data: “A IA traz um conjunto de fatores que, hoje, são indispensáveis para toda e qualquer operação. Ela está ganhando cada vez mais espaço em ferramentas de gestão logística, auxiliando na previsão de demandas, gerenciamento de estoques e na otimização de rotas, por exemplo. É uma melhoria muito considerável em eficiência operacional e no apoio na tomada de decisões das empresas, fazendo com que se adaptem rapidamente às mudanças do mercado. E isso só tende a crescer”, destaca o especialista da Pitney Bowes.
4. Logística Verde: não é de hoje que a sustentabilidade é pauta recorrente e de suma importância dentro das companhias. A preocupação com o tema vem sendo outra tendência de impacto no setor, como aponta Salim, por meio de equipamentos elétricos, como empilhadeiras e veículos, que estão substituindo opções movidas a combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo, processo de reciclagem e redução de resíduos também seguem valorizados, sendo uma necessidade para atender às expectativas de consumidores conscientes e regulamentações ambientais.
5. Crescimento do Fulfillment de Última Milha (Last Mile Delivery): com o crescimento do e-commerce, a última milha seguirá como um desafio estratégico. Empresas buscarão soluções como hubs urbanos, veículos elétricos, drones e automação no envio para garantir entregas rápidas e eficientes, otimizando rotas e diminuindo prazos.
“Estamos em um momento em que a inovação deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou uma necessidade constante para a sobrevivência no mercado. Hoje, essas tendências mostram como o futuro da logística no Brasil será escrito por empresas que souberem aliar esse compilado de soluções de forma estratégica e conseguirem implantar tecnologia, inovação e automação de modo eficiente.”, conclui Rafael.