O grupo EREN, uma empresa europeia, e a IVRI, uma plataforma brasileira de desenvolvimento focada na transição energética, anunciaram a criação de uma joint venture, marcando um passo importante na estratégia global de biogás do grupo EREN. A nova empresa, Eren Biogás Brasil (EBB), terá como foco o desenvolvimento, investimento, construção e operação de projetos de biogás e biometano, utilizando resíduos orgânicos provenientes, principalmente, dos setores sucroenergético, agroindustrial e de resíduos sólidos urbanos (RSU).
A EBB combina a experiência global do grupo EREN em biogás e energias renováveis com o profundo conhecimento da IVRI sobre o mercado brasileiro de energia. Essa parceria estratégica busca aproveitar o potencial dos resíduos orgânicos como fonte de energia limpa, ao mesmo tempo em que estabelece colaborações locais que ampliam o impacto econômico e ambiental dos projetos.
Com forte capacidade financeira e a experiência internacional do grupo EREN, a EBB está estrategicamente posicionada para ingressar o mercado brasileiro de biogás. Os projetos da empresa não se limitam apenas à produção de biogás e biometano, mas também incluem a geração de biofertilizantes, CO2 biogênico e atributos ambientais. Por meio dessas iniciativas, a EBB contribui para a economia circular, conectando a gestão de resíduos orgânicos à produção de biometano e bioinsumos.
Pierre-Emmanuel Moussafir, CEO da EBB e fundador da IVRI, afirmou: “Com um histórico sólido de dez anos de colaboração com o grupo EREN no desenvolvimento de projetos solares e eólicos, estamos entusiasmados em renovar essa parceria com um novo foco no crescente mercado de biogás. O Brasil possui uma forte atividade agroindustrial, o que gera uma quantidade significativa de resíduos orgânicos cujo potencial ainda é subutilizado. Isso representa uma oportunidade única de transformar resíduos em soluções sustentáveis, criando valor econômico e ambiental.”
David Corchia, cofundador do grupo EREN, declarou: “A criação da Eren Biogás Brasil é uma grande oportunidade para o grupo EREN expandir suas atividades de desenvolvimento no setor de energia a partir de resíduos no Brasil. Estamos entusiasmados em combinar nossa experiência global com a expertise da IVRI no mercado brasileiro de energia.”
Imagem: Reprodução