As vendas financiadas de veículos totalizaram 563 mil unidades em janeiro deste ano, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, pesados e motos em todo o país, representa uma alta de 0,2% na comparação com o mesmo período de 2024. Em relação a dezembro, houve queda de 8,3%.
O segmento responsável por manter o patamar do ano passado foi o de motos, com um crescimento de 2,4% ante janeiro de 2024, mas queda de 6,4% no comparativo com dezembro. Já o financiamento de autos leves caiu 3% em relação ao mesmo período do ano passado e 9,9% em relação ao mês imediatamente anterior.
Por fim, o número de financiamentos de veículos pesados foi 6,4% inferior a janeiro de 2024 e 31,5% em relação a dezembro.
"Em janeiro tivemos um cenário muito similar ao do ano passado. Apesar das quedas em autos leves e veículos pesados, o segmento de motos acabou puxando o cenário geral para cima. Por outro lado, a queda no comparativo com dezembro pode ser explicada pela sazonalidade", afirma Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Imagem: Divulgação B3