O Brasil já conta com o primeiro laboratório de recuperação de baterias. Em vez de descartar o conjunto inteiro, o cliente, substitui apenas as células com defeito, reduzindo drasticamente os custos, tornando o serviço mais acessível e evitando o descarte prematuro do sistema. Segundo Sergio Habib, Fundador do Grupo SHC e Presidente da Jac Motors Brasil, "mais do que uma inovação técnica, é um avanço que coloca a sustentabilidade no centro do setor."
Algumas vantagens que o laboratório fornece aos clientes:
- A substituição individual das células elimina a necessidade de trocar todo o pack de baterias, evitando seu descarte. Atenuando assim o ponto de maior atenção dos veículos elétricos: o descarte das baterias.
- A manutenção de carros elétricos é até seis vezes mais barata do que a de veículos a combustão. No entanto, substituir um pack inteiro de baterias pode representar até 55% do valor do veículo elétrico, onerando, assim, o reparo.
- É importante destacar que o Grupo SHC, em busca de soluções mais eficientes na manutenção, criou um polo tecnológico com um laboratório especializado na troca individual das células. Essa inovação permite agilidade e economia, trazendo pioneirismo ao mercado. O investimento total em equipamentos de diagnóstico para alta tensão e outros componentes foi superior a US$ 1 milhão.
- O laboratório investiu pesado em treinamento. Uma equipe de engenheiros da empresa passou 30 dias na China para se capacitar em técnicas avançadas e práticas de manutenção em alta voltagem. Assim como especialistas vieram do Oriente para calibrar os equipamentos e certificar os procedimentos.
- O resultado de toda essa tecnologia é o mapeamento individual das células. Durante essa fase do processo, é possível identificar aquelas que precisam de reparo ou substituição, geralmente devido à impurezas no processo produtivo. Assim, evita-se a necessidade de trocar todo o pack de baterias, tornando o processo de manutenção mais eficiente e econômico.
Como é e como funciona a bateria de carro elétrico
A bateria é composta por centenas de células individuais - que se assemelham às pilhas comuns tamanho “D” -, conectadas em série e de forma paralela, compondo um módulo que, por sua vez, é agrupado a outros para formar o pack de baterias.
Packs modernos de baterias contam com um sistema de gerenciamento de tensão, que controla o fluxo de energia, equilibra a carga entre as células e sua temperatura, garantindo assim a segurança da bateria.
No Brasil, o Grupo SHC apresenta o primeiro processo tecnológico 100% dedicado à reciclagem de baterias automotivas, possibilitando a recuperação de módulos e promovendo economia, além de evitar o descarte desnecessário de baterias com lithium e phosphato, que é uma das principais preocupações ambientais. De acordo com projeções feitas por Nicolas Habib, Chief Operating Office da Jac Motors Brasil, "emm um ano, vamos evitar o descarte de mais de 15.000 kWh de baterias".
Confira o passo a passo de como é feita a recuperação da bateria de carros elétricos
1 - Identificação das células danificadas - É utilizado um equipamento de alta precisão - multímetro, para medir a capacidade das células e identificar o núcleo com baixa voltagem.
2 - Remoção do núcleo defeituoso - O núcleo defeituoso é removido com o auxílio de uma serra-copo, serrando apenas a área necessária para extraí-lo. A seguir, ele é substituído por um novo.
3 - Soldagem a laser - Agora, é realizada uma soldagem a laser para conectar o novo núcleo ao conjunto de células do módulo reparado.
4 - Balanceamento das células - O módulo é colocado em uma balanceadora que carrega o novo núcleo na mesma voltagem das células existentes. Todo o processo leva, em média, três dias por módulo.
Com essas iniciativas, o Grupo SHC reafirma seu compromisso com a recuperação das baterias dos carros elétricos.
Imagem: Reprodução